Criadora da vacina da AstraZeneca diz que futuras pandemias podem ser mais letais

6 de Dezembro 2021

Uma das criadoras da vacina da Oxford/AstraZeneca defendeu esta segunda-feira que as futuras pandemias podem ser mais letais do que a atual crise de Covid-19 e que serão necessários mais recursos.

“Esta não será a última vez que um vírus ameaçará nossas vidas e meios de subsistência”, disse Sarah Gilbert na conferência Richard Dimbleby, que foi gravada em Oxford e será transmitida hoje pela BBC.

“A verdade é que a próxima [pandemia] será pior, pode ser mais contagiosa ou mais letal, ou ambas as coisas”, acrescentou, segundo as declarações já tornadas públicas.

A cientista da Universidade de Oxford insistiu que o conhecimento adquirido na atual crise do Covid-19 deve ser usado para a preparação de uma eventual futura crise.

Em relação à variante Ómicron, Sarah Gilbert destacou que, devido às suas mutações, o vírus parece transmitir-se mais facilmente e admitiu ser possível que as vacinas sejam menos eficazes na prevenção da infeção, mas insistiu que tal não significa que sejam menos eficazes a reduzir doenças graves ou morte.

“Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação dessa nova variante”, disse.

A intervenção de Gilbert coincide com as novas restrições impostas pelo governo britânico para reduzir a propagação do coronavírus, como a obrigação de usar máscara nos transportes públicos ou nas lojas, enquanto todos os viajantes que entram no país, tanto os vacinados como os que não estão, devem fazer um teste de PCR ao segundo dia.

A partir de terça-feira, as autoridades britânicas também vão exigir um teste de antígeno ou PCR feito 48 horas antes para quem embarcar para o Reino Unido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights