Quatro municípios da Região de Leiria sem farmácias com testes comparticipados

7 de Dezembro 2021

Quatro dos dez municípios da Região de Leiria não têm farmácias que realizam testes à Covid-19 comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou esta terça-feira a Comunidade Intermunicipal.

“De um total de 82 farmácias nos 10 municípios da Região de Leiria, apenas aderiram aos testes gratuitos 25 farmácias (cerca de 30%), registando-se mesmo nenhuma adesão em quatro municípios da região, respetivamente nos municípios da Batalha [que tem quatro farmácias], Castanheira de Pera [uma farmácia], Figueiró dos Vinhos [três] e Marinha Grande [oito farmácias]”, referiu uma nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a nota, nesta região as farmácias aderentes situam-se em Alvaiázere (uma aderiu de um total de três), Ansião (aderiram todas as quatro farmácias do concelho) e Leiria (nove em 30).

Também a única farmácia do concelho de Pedrógão Grande aderiu aos testes à Covid-19 comparticipados, assim como nove de um total de 20 farmácias no concelho de Pombal e uma farmácia em Porto de Mós, que tem nove.

A CIMRL reconhece que, “face ao agravamento da situação pandémica e às novas regras sanitárias em vigor, e que exigem um teste negativo para entrar em vários estabelecimentos e eventos, a população tem acorrido em massa às farmácias onde os rastreios são gratuitos e comparticipados pelo SNS, tendo surgido muitas dificuldades para os utentes em resultado do reduzido número de farmácias aderentes ao programa de testagem”.

Para mitigar o problema, a CIMRL “está a diligenciar junto da Associação Nacional de Farmácias sobre a disponibilidade desta entidade em realizar parcerias e promover ações de sensibilização para incrementar a adesão das farmácias dos 10 municípios da Região de Leiria, promovendo desta forma uma colaboração mais efetiva das farmácias” ao programa nacional de testes rápidos de antigénio à Covid-19, comparticipados pelo SNS (15 euros por teste).

A CIMRL observou que “esta medida visa monitorizar a evolução do desconfinamento, acautelando assim a transmissão descontrolada do vírus e promovendo a diminuição de contágios”.

A nota explicou que “os testes rápidos de antigénio podem ser feitos nas farmácias aderentes dos concelhos abrangidos da Região de Leiria, que estarão devidamente identificadas com o serviço ‘Testes Rápidos covid-19 (gratuitos)”.

“De igual forma serão dinamizadas ações de divulgação e informação das farmácias aderentes ao programa de testagem gratuita, através das redes sociais e meios de comunicação existentes nos municípios”, adiantou.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria pretende “aumentar consideravelmente o número de farmácias aderentes e, assim, garantir melhores condições de prevenção das populações locais”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights