Hipertensão pode duplicar risco de epilepsia

8 de Dezembro 2021

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Boston revela que a hipertensão foi associada a um risco 2,44 vezes maior de epilepsia em idades mais avançadas.

De acordo com os dados publicados na Revista “Epilepsia”, participaram no estudo 2.986 americanos adultos, com uma idade média de 58 anos . Durante um seguimento médio de 19 anos, foram identificados 55 novos casos de epilepsia.

Os investigadores referem que a hipertensão arterial, definida como a presença de pressão arterial elevada ou o uso de medicamentos anti-hipertensivos, esteve ligada a um risco quase duas vezes maior de epilepsia. 

Concretamente, a hipertensão foi associada a um risco 2,44 vezes superior.

“O nosso estudo mostra que a hipertensão, um fator de risco vascular comum, modificável, é um fator preditivo independente da epilepsia em idades mais avançadas”, referiu a coautora do estudo Maria Stefanidou, da Escola de Medicina da Universidade de Boston.

“Embora os estudos epidemiológicos só possam mostrar associação e não causalidade, esta investigação pode ajudar a identificar subgrupos de pacientes que poderão beneficiar da gestão dirigida e agressiva da hipertensão arterial e, simultaneamente, incentivar o desenvolvimento de estudos clínicos concentrados em intervenções precoces para reduzir a carga de epilepsia em idades mais avançadas”, acrescentou a investigadora.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights