Madeira reforça capacidade de arquivo do Laboratório de Patologia Clínica

11 de Dezembro 2021

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) atualizou o equipamento de análises do Laboratório de Patologia Clínica, aumentando a capacidade de arquivo de 6.000 para 13.000 amostras, indicou este sábado o Governo Regional.

“A tecnologia instalada é de ponta, é o que há de mais recente em automatização de laboratórios e este novo equipamento permite diminuir, numa percentagem muito elevada, o erro humano, dado que as amostras para analisar só são admitidas já com o respetivo código de barras”, esclarece a diretora de serviço, Graça Andrade, citada em comunicado.

O equipamento foi instalado pela companhia Roche e consiste num “sistema totalmente automático e inteligente” que processa todas as amostras desde a área pré-analítica até à fase pós-analítica.

“É um sistema com uma capacidade de produção de até 10.000 testes/hora”, explica Rui Pedro Martins, responsável da Roche, no mesmo comunicado.

E reforça: “Estamos a falar de uma redução de contacto com as amostras, aumentar uma capacidade de resposta, o que vai consequentemente trazer um aumento de qualidade dos resultados e também uma redução da despesa com a produção.”

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights