Maia “assume despesa” de vacinação contra a gripe a menores de 65 com comorbilidades

13 de Dezembro 2021

A Câmara Municipal da Maia vai “assumir a despesa” da vacinação contra a gripe sazonal nas farmácias do concelho dos munícipes com menos de 65 anos e com comorbilidades, anunciou hoje aquela autarquia do distrito do Porto.

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara da Maia refere que aderiu ao programa “Vacinação SNS Local” com o objetivo de “assegurar a vacinação contra a gripe sazonal dos seus munícipes com idade inferior a 65 anos e com comorbilidades”.

Com esta iniciativa, refere o texto, é possível, a partir de hoje, aos menores de 65 anos dirigirem-se a “qualquer uma das farmácias do conselho para receberem a vacina antigripal, sem qualquer custo (…)beneficiando do serviço de proximidade e de elevada competência técnica proporcionado pelos farmacêuticos”.

A autarquia informa ainda que os maiores de 65 anos continuarão a poder vacinar-se contra a gripe nos Centros de Vacinação Covid-19, salientando que a taxa de vacinação naquela população ultrapassa já os 60%.

“Tratando-se de uma doença transmissível, a gripe pode evoluir com inúmeras complicações, especialmente sob as condições climáticas que caracterizam o inverno, sendo possível e recomendado preveni-la e atenuá-la através da vacinação”, alerta a autarquia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights