ASAE vai verificar alimentação dos alunos do concelho de Coimbra

14 de Dezembro 2021

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai verificar os padrões de qualidade da alimentação servida nas escolas do concelho de Coimbra, no âmbito de um protocolo celebrado esta terça-feira com o Município.

“Este é para nós um momento de grande satisfação, porque estamos a concretizar algo que foi aprovado há uns anos e que, infelizmente, acabou por nunca ser concretizado”, alegou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Durante a assinatura do protocolo “ASAE vai à Escola”, que decorreu ao final da manhã no salão nobre da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva sublinhou que a colaboração firmada com a ASAE é de “importância transcendente”, na ajuda que vai dar na missão de “proporcionar às crianças refeições com a melhor qualidade possível e a quantidade necessária”.

“Confiamos que este protocolo seja benéfico para aquele que é o nosso bem maior, que são as nossas crianças e o setor da educação”, acrescentou.

Também a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, considerou que “hoje é um dia feliz para a divisão de Educação”.

“Com a transferência de competências para as autarquias, toda a alimentação ficou na responsabilidade da Câmara e é imprescindível este compromisso com ASAE. Este protocolo assenta em alguns pontos, entre eles fazer verificações casuais da alimentação servida aos nossos alunos e fazer daí uma análise”, explicou.

Já o inspetor geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, considerou importante desenvolver o projeto “ASAE vai à Escola”, que “dá agora um salto qualitativo”.

“Passamos para uma segunda geração, que não é só de sensibilização e boas práticas, incorporando todo o ‘know-how’ adquirido”, referiu.

Segundo Pedro Portugal Gaspar, com este protocolo a ASAE vai disponibilizar o apoio técnico-científico dos seus laboratórios, onde serão feitas análises à amostragem recolhida, durante o ano letivo, de forma aleatória a casual, para verificar os padrões de qualidade e segurança alimentar.

“O nosso objetivo, como entidade inspetiva, é que, no plano ideal, não haja incumprimento. Mas, o cumprimento começa na ação preventiva e de boas práticas e essa introdução é mais eficaz do que só a parte reativa”, concluiu.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights