Epidemiologistas espanhóis defendem tomada de medidas urgentes para reduzir contágios

21 de Dezembro 2021

A Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE) alertou esta terça-feira para a necessidade de serem adotadas "medidas urgentes" para reduzir o impacto das sucessivas vagas de Covid-19 e exortou a população “a não baixar a guarda”.

Com o aumento da incidência acumulada, que segunda-feira alcançou os 609 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, e a alguns dias do início das férias do Natal, esta associação lança um novo aviso para sensibilizar a população de que a vacinação por si só não é suficiente para controlar a pandemia e deve ser acompanhada por medidas de prevenção não-farmacológicas.

A tomada de posição é feita um dia antes de uma teleconferência para tentar coordenar eventuais decisões de luta contra a pandemia entre o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e os presidentes de todas as comunidades autónomas, entidades que têm autonomia em questões de saúde.

Os peritos insistem que a vacinação deve ser acompanhada de medidas preventivas tais como máscaras, distanciamento social, higiene das mãos, ventilação dos espaços fechados e evitar grandes ajuntamentos de pessoas.

A SEE também insiste que, embora as vacinas continuem a fazer o seu trabalho – reduzindo o número de hospitalizações e mortes e diminuindo a transmissão -, “são insuficientes para controlar a circulação do vírus”.

Outra das preocupações tem a ver com a estratégia global de vacinação, que é enormemente desigual e gera grandes disparidades entre países, sendo importante apoiar a imunização nos países menos desenvolvidos.

A Sociedade Espanhola de Epidemiologia também salienta a “necessidade imperativa” de desenvolver uma nova estrutura de Saúde Pública que inclua, entre outras prioridades, o redimensionamento do pessoal profissional, tanto a nível regional como nacional, e a implementação de sistemas de informação e canais de coordenação sólidos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights