Os Baby Pelones são uma coleção de 22 bonecos bebés criados pela Fundação Juegaterapia.
Estes bonecos são inspirados nas crianças que lutam contra o cancro, por isso, e em sua homenagem, todos têm um lenço na cabeça, com desenhos de amigos da Fundação, como Alejandro Sanz, Shakira, Laura Pausini, Richard Gere, David Bisbal e algumas das crianças em tratamento. Custam 14,95€ e podem ser adquiridos online ou em lojas físicas, no El Corte Inglés, na Toys R’Us, na Gocco, na Amazon, na Women’s Secret e na Juguetilandia.
“O lançamento do novo Baby Pelón Princesas Disney é apoiado por uma campanha de sensibilização que procura destacar as singularidades das crianças com doença oncológica: valentia, força, audácia, sensibilidade e originalidade é o que têm em comum as Princesas Disney e a Sofia, a Corina, a Maria, a Iria, a Carla, a Daniela e a Lúcia, meninas atualmente em tratamento. Através da história destas crianças e da imagem das ‘Princesas’, fornecida pela Disney, a Fundação Juegaterapia pretende sublinhar a coragem e a força de espírito dos milhares de crianças que todos os anos são diagnosticadas com cancro”, lê-se no comunicado de imprensa.
“O conceito é baseado em histórias reais”, diz Mónica Esteban. “As famílias dizem-nos como é difícil quando o cabelo dos seus filhos cai, especialmente no caso das raparigas. Afeta o seu humor e também a sua recuperação, pelo que quisemos fazer algo para inverter a situação. Desejamos mudar a história”, explica a presidente da Fundação Juegaterapia.
Para Filomena Pereira, diretora do serviço de pediatria do IPO Lisboa, “a brincadeira é a atividade mais séria que existe. Não há nela lugar para o engano e para a dissimulação; antes para o encorajamento, a entrega e a expressão da realidade interior. A brincar reciclamos as emoções e a necessidade de conhecer e reinventar o mundo, a nós mesmos e a nossa relação com ele”.
Um estudo científico promovido pela Fundação Juegaterapia e realizado no Hospital La Paz, em Madrid, demonstrou que as crianças submetidas a tratamentos de quimioterapia sentem menos dores quando brincam com consolas de videojogos. Segundo o estudo, divulgado em janeiro de 2021, a escala de dor reduz, em média, 14%, e as doses de morfina administradas caem 20%. Além disso, o sistema parassimpático, que é responsável pela recuperação do corpo, é ativado em 14%.
Desde o seu lançamento, em 2014, já foram vendidos aproximadamente um milhão e meio de Baby Pelones. As receitas das vendas revertem para o desenvolvimento de vários projetos de humanização nos hospitais onde as crianças recebem tratamento. Sob o lema “a quimioterapia a brincar passa a voar”, a Fundação Juegaterapia tem como propósito tornar as crianças mais felizes durante todo o percurso do tratamento e da doença, promovendo a construção de espaços lúdicos, brincadeiras e outras atividades que as ajudem a esquecer, tanto quanto possível, a doença e a recuperar.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments