Polícia moçambicana obriga agentes a vacinarem-se

3 de Janeiro 2022

O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) disse que todo o agente que não tiver sido vacinado contra a Covid-19 “não vai entrar no serviço” e será considerado um vetor de transmissão da doença.

“Não é nenhum pedido, é uma ordem. Quem não trouxer o cartão [de vacinação] não entrará no serviço e será tido como vetor de transmissão [do novo coronavírus]”, disse Bernadino Rafael, durante a última parada de 2021, citado hoje pelo jornal Notícias.

Além de ser impedido de trabalhar, o polícia que não tiver sido vacinado poderá ser processado disciplinarmente, avançou o comandante-geral, referindo que a medida visa travar a propagação da doença em Moçambique.

Para Bernadino Rafael, o facto de o polícia manter contacto com muitos cidadãos eleva o risco de contaminação pela doença, numa altura em que o número de casos e óbitos tem estado a aumentar no país.

Moçambique tem um total acumulado de 2.019 óbitos e 192.453 casos, dos quais 157.184 recuperados.

De acordo com os últimos dados das autoridades de saúde moçambicanas, 8,9 milhões de pessoas foram imunizadas com pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus no país, das quais 6,4% estão completamente vacinadas.

O país espera vacinar 17 milhões de pessoas até final de 2022.

A Covid-19 provocou 5.428.240 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights