Gondomar aumenta inquéritos epidemiológicos para responder à escalada dos números

4 de Janeiro 2022

A Câmara de Gondomar reforçou a equipa dedicada aos inquéritos epidemiológicos relativos à Covid-19, passando a ser 15 com a chegada de oito novos técnicos, disse esta terça-feira à Lusa o presidente da autarquia.

“Diariamente cruzamos informação com o ACeS [Agrupamentos de Centros de Saúde de Gondomar] e com a Saúde Pública e, na quinta-feira, face ao aumento dos números – nessa data, a Saúde Pública tinha 800 inquéritos em atraso – foi-nos pedida ajuda e logo na sexta-feira foi dada formação aos técnicos que ontem [segunda-feira] começaram o trabalho”, explicou Marco Martins.

Ainda segundo o autarca, entre quinta-feira e segunda-feira, os “casos positivos por inquirir passaram de 800 para 2.200”.

Entre as funções dos técnicos, explicou o autarca, está o informar os pacientes “de que devem ficar em isolamento, quais as que devem ser testadas, em suma, as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde”.

“O serviço vai funcionar o tempo necessário. Ontem funcionou durante 12 horas e hoje está ativo desde as 08:00”, assegurou o autarca.

No comunicado enviado às redações, a autarquia lembra que, em dezembro de 2020, “cooperou com a Administração Regional de Saúde do Norte no âmbito do projeto-piloto “Vamos Salvar Portugal”, uma medida que revelou um impacto muito positivo na interrupção das cadeias de transmissão, uma vez que os primeiros contactos deixaram de demorar entre cinco a seis dias a acontecer, passando a acontecer em 24 horas”.

A Covid-19 provocou 5.448.314 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.015 pessoas e foram contabilizados 1.460.406 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde de hoje.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em diversos países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights