De acordo com o despacho de 30 de dezembro, da Ministra da Saúde, 18 USF modelo A transitam para modelo B na Região de Saúde do Norte, a partir de 01 de janeiro, número que corresponde “à maior transição verificada, desde 2009, nesta região de saúde”, refere a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) em comunicado.
“Assim, na região Norte, a partir desta data, passam a existir 177 USF Modelo B (56,4% do total de USF Modelo B do país) que terão uma população inscrita, estimada, de cerca de 2 milhões e 200 mil cidadãos, 58,5% da população nortenha”, indica aquela entidade.
Consideradas como unidades de prestação de cuidados de saúde de proximidade e de nova geração, as USF de modelo A obedecem, de acordo com a página oficial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao princípio da autonomia e da auto-organização por equipas de médicos e de enfermeiros.
Já o modelo B, ao qual se podem candidatar as unidades do modelo A, detêm um grau de autonomia superior, uma vez que podem aceder a incentivos financeiros mediante o cumprimento de objetivos preestabelecidos.
O número de USF a constituir é estabelecido anualmente por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas pastas das Finanças e da Saúde.
Passam a USF modelo B as unidades da Senhora da Graça (Alto Ave); Gil Eanes (Alto Minho); Antonina (Ave/Famalicão); Tâmega (Baixo Tâmega); São Brás (Barcelos/Esposende); Minho (Braga); Novo Norte (Feira e Arouca); Barão do Corvo (Gaia); Entre Homem e Cávado (Gerês/Cabreira); USF Rainha D. Amélia (Porto Ocidental); Barão de Nova Sintra e Santos Pousada (Porto Oriental); Terra e Mar (Póvoa do Varzim/Vila do Conde); Nova Saúde (Santo Tirso/Trofa); Felgueiras Saúde e Longara Vida (Vale do Sousa Norte); Tempo de Cuidar e Paiva Douro (Vale do Sousa Sul).
De acordo com a ARS-N, recentemente foram também criadas, e já se encontram em funcionamento, mais cinco novas USF (modelo A) – Afurada; Foz do Minho; Homem do Leme; São Geraldo e São Tiago –, sendo que, também nesta data e neste modelo, existem 97 unidades neste modelo com cerca de 792 mil utentes inscritos.
Com estas novas USF, no total, na região Norte há quase 3 milhões de cidadãos inscritos em USF.
LUSA/HN
0 Comments