Mais 18 USF em modelo de incentivos financeiros por objetivos na região Norte

4 de Janeiro 2022

A região Norte tem mais 18 Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B, assente em incentivos financeiros por objetivos, num total de 177, abrangendo uma população inscrita estimada de cerca de 2,2 milhões de cidadãos, foi hoje anunciado.

De acordo com o despacho de 30 de dezembro, da Ministra da Saúde, 18 USF modelo A transitam para modelo B na Região de Saúde do Norte, a partir de 01 de janeiro, número que corresponde “à maior transição verificada, desde 2009, nesta região de saúde”, refere a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) em comunicado.

“Assim, na região Norte, a partir desta data, passam a existir 177 USF Modelo B (56,4% do total de USF Modelo B do país) que terão uma população inscrita, estimada, de cerca de 2 milhões e 200 mil cidadãos, 58,5% da população nortenha”, indica aquela entidade.

Consideradas como unidades de prestação de cuidados de saúde de proximidade e de nova geração, as USF de modelo A obedecem, de acordo com a página oficial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao princípio da autonomia e da auto-organização por equipas de médicos e de enfermeiros.

Já o modelo B, ao qual se podem candidatar as unidades do modelo A, detêm um grau de autonomia superior, uma vez que podem aceder a incentivos financeiros mediante o cumprimento de objetivos preestabelecidos.

O número de USF a constituir é estabelecido anualmente por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas pastas das Finanças e da Saúde.

Passam a USF modelo B as unidades da Senhora da Graça (Alto Ave); Gil Eanes (Alto Minho); Antonina (Ave/Famalicão); Tâmega (Baixo Tâmega); São Brás (Barcelos/Esposende); Minho (Braga); Novo Norte (Feira e Arouca); Barão do Corvo (Gaia); Entre Homem e Cávado (Gerês/Cabreira); USF Rainha D. Amélia (Porto Ocidental); Barão de Nova Sintra e Santos Pousada (Porto Oriental); Terra e Mar (Póvoa do Varzim/Vila do Conde); Nova Saúde (Santo Tirso/Trofa); Felgueiras Saúde e Longara Vida (Vale do Sousa Norte); Tempo de Cuidar e Paiva Douro (Vale do Sousa Sul).

De acordo com a ARS-N, recentemente foram também criadas, e já se encontram em funcionamento, mais cinco novas USF (modelo A) – Afurada; Foz do Minho; Homem do Leme; São Geraldo e São Tiago –, sendo que, também nesta data e neste modelo, existem 97 unidades neste modelo com cerca de 792 mil utentes inscritos.

Com estas novas USF, no total, na região Norte há quase 3 milhões de cidadãos inscritos em USF.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights