Pedro Pita Barros critica falta de propostas “credíveis” sobre dívida dos hospitais EPE por parte dos partidos

6 de Janeiro 2022

Com o arranque de um novo ano, o economista Pedro Pita Barros fez esta semana uma análise sobre a dívida dos hospitais EPE, alertando que, apesar do recente reforço extraordinário para os hospitais, “muito provavelmente 2022 será similar aos outros anos”. O especialista deixa críticas aos partidos candidatos às legislativas sobre a ausência de propostas “credíveis” sobre este tema.

Foi seu blog “MOMENTOS ECONÓMICOS… E NÃO SÓ”, o conceituado economista da Saúde, afirma que apesar do crescimento acelerado dos pagamentos em atraso dos hospitais, “as dinâmicas tradicionais são mantidas mais uma vez, e logo que seja transferidas as verbas para os hospitais, a divida em atraso vai cair, para depois retomar o seu crescimento”.

Na análise feita por Pita Barros é revelada a sua preocupação pelo crescimento da dívida dos últimos 4 meses.

“Mais preocupante é o crescimento dos últimos 4 meses, descontadas as transferências extraordinárias – que como referido várias vezes alteram o stock mas não mudam a dinâmica do fluxo -, ser ao ritmo de 92 milhões de euros por mês, ou mesmo se fosse o ritmo mais lento de 2020-2021, ainda assim seria de 64 milhões de euros por mês. Isto significa que muito provavelmente 2022 será similar aos outros anos. Em Julho ou Agosto vai-se estar novamente a falar em falta de verbas e de reforço extraordinário, mesmo que seja poucos meses após aprovação do novo orçamento do estado”, lê-se.

Tendo em conta o atual período de campanha eleitora, o especialista deixa fortes críticas aos partidos candidatos. Pita Barros diz ser essencial saber “Como pretendem resolver este problema recorrente, que terá também consequências (que ainda não vi medidas) sobre a capacidade assistencial dos hospitais, e sobre a saúde das pessoas?”

Ver texto original Aqui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights