Presidente alemão pede debate nacional sobre obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19

12 de Janeiro 2022

O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, apelou esta quarta-feira à realização de um debate nacional sobre a vacinação obrigatória contra a Covid-19 na Alemanha, sublinhando que uma medida drástica dessa natureza tem de ser compreensivelmente justificada.

Em causa está o apoio do novo chanceler alemão, Olaf Scholz, à medida, cuja lei deverá ser debatida ainda este mês no parlamento, com as sondagens a mostrarem que a maioria dos alemães é favorável a uma eventual obrigatoriedade, enquanto uma minoria se manifesta contra.

“A situação excecional de uma pandemia aumenta a pressão para que o Estado aja, mas não substitui a exigência de pesar argumentos e equilibrar interesses”, defendeu Steinmeier no início de uma mesa-redonda sobre o tema com a presença de cidadãos.

“A obrigatoriedade de uma vacina significa uma obrigatoriedade de debate”, sustentou.

Steinmeier, cujo papel é em grande parte cerimonial, disse que não tomará partido no debate, pelo que exortou os envolvidos a “respeitarem outras posições” e também “os factos e razões que devem ser e continuar a ser a moeda comum”.

O Presidente alemão considerou como “alegações completamente sem sentido” as posições que apontam que a pandemia transformou a Alemanha numa “ditadura”, argumentando que tais suposições “trazem desprezo” às instituições democráticas e ao Estado de direito do país.

“Entre amigos, no trabalho, nas escolas, nas creches, nas clínicas e asilos, nas câmaras municipais, nos centros de saúde e nos parlamentos, todos estão a tentar descobrir o que é preciso ser feito” para combater a pandemia, lembrou Steinmeier.

“E é exatamente disso que traz essa luta democrática, também para nós aqui hoje neste debate”, acrescentou.

Entre os participantes no debate esteve uma enfermeira de Colónia e o chefe de uma casa de repouso em Berlim, que enfatizaram o quão essencial é ser vacinado para que especialmente os mais vulneráveis da sociedade – em particular os doentes e os idosos – possam ser protegidos do vírus.

Cornelia Betsch, professora de comunicação em saúde, destacou que muitas das pessoas que recusam a vacinação anti-Covid-19 têm simplesmente medo e criticou as autoridades por, no início da pandemia, terem perdido muitas oportunidades de explicar melhor a segurança e a importância das vacinas.

“Muitas pessoas têm simplesmente medo de serem vacinadas e a obrigatoriedade pode criar sentimentos contrários”, argumentou, acrescentando que são precisos mais esforços para informar os que hesitam sobre as vantagens da vacina.

Cerca de 72,2% dos alemães são considerados “totalmente vacinados”, enquanto pelo menos 44,2% receberam uma dose de reforço adicional.

Nas últimas 24 horas, a agência de controlo de doenças da Alemanha registou 80.430 novos casos de Covid-19, um novo recorde desde o início da pandemia, bem como 384 mortes associadas à doença.

Entre os que se opõem à obrigatoriedade da vacina estão alguns membros do Partido Liberal Democrata (FDP), força que integra a coligação governamental alemã tripartida, bem como o ex-ministro da Saúde alemão, que prometeu no verão passado que não iria tomar essa medida.

Os líderes políticos concordaram em permitir que os deputados votem de acordo com a sua própria consciência e não de acordo com as linhas partidárias sobre a questão.

A proposta de obrigatoriedade da vacina também tem sido alvo de críticas de ativistas anti-vacinas, que têm protestado nas ruas contra as restrições à pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights