Centro de vacinação na FIL recebe centenas de membros de mesas de voto

15 de Janeiro 2022

O centro de vacinação contra a Covid-19 na Feira Internacional de Lisboa recebe este sábado centenas de membros de mesas de voto que serão vacinados em preparação para as eleições legislativas deste mês, no primeiro de dois dias dedicados.

“Hoje o dia foi inicialmente reservado para o agendamento local normal, depois foi reservado unicamente para inocular com dose de reforço as pessoas que vão participar e colaborar no processo eleitoral, e são essas pessoas que hoje estamos a receber, fundamentalmente”, explicou à Lusa o enfermeiro-chefe Pedro Faustino.

Pedro Faustino apontou que a vacinação dos membros das mesas de voto “não é exclusiva” e que decorre ainda a modalidade da Casa Aberta.

“Sabemos que eram sensivelmente 3.000 pessoas em Lisboa, mas algumas já tinham a dose de reforço, e penso que, se não me engano, são cerca de 400 agendamentos para o dia de hoje”, referiu, acrescentando que “podem vir mais que estejam a participar no processo eleitoral, desde que estejam certificadas”.

O responsável considerou que a vacinação dos membros de mesas de voto é “uma boa ideia” e uma forma de “incentivar o processo eleitoral”.

“Todas as pessoas que participam, colaborando, devem estar serenas e tranquilas ao receber as pessoas que vão votar, e as pessoas que vão votar têm de estar serenas e tranquilas por estarem a ser recebidas por pessoas que estão reforçadas com a dose de vacina”, reiterou Pedro Faustino.

André Figueiredo, que estará numa mesa de voto na freguesia do Areeiro, elogiou a iniciativa, tendo considerado que tanto ele como “quem vai votar ficará mais seguro, mais protegido”.

“Temos essa obrigação de nos proteger e de fazer com que os outros estejam mais protegidos”, apontou.

André Figueiredo acrescentou ainda que estar na mesa de voto é “algo para a comunidade” e que, caso não fosse vacinado, estaria presente.

“Havendo esta iniciativa, fico mais seguro, mais tranquilo, mas não deixaria de estar na mesa de voto a fazer o meu trabalho”, sublinhou.

Questionado ainda sobre a abertura de uma janela temporal para que pessoas em isolamento devido à doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 pudessem ir votar, defendeu que tal iria “permitir que mais pessoas exerçam o direito de voto” e garantir uma “eleição que represente mais aquilo que são as decisões” dos eleitores.

Numa mesa de voto no Lumiar estará Ricardo Brás, que enalteceu que a dose de reforço o deixa em “condições mais favoráveis” durante o desempenho das funções na mesa de voto.

Também nas mesas de voto estará Rafael, que elogiou a iniciativa e a organização.

“Vim tomar a vacina, acho que faz sentido e, nesse caso, vim aqui. Foi muito rápido, teve uma organização bastante boa, com bastantes informações, e foi tudo feito na maior das tranquilidades”, afirmou.

Segundo um comunicado conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério da Administração Interna divulgado na quinta-feira, a vacinação no dia de hoje fica dedicada a este universo, “convocado por SMS, através de agendamento central”.

Para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, haverá senhas digitais, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa.

Estão previstas 16.427 mesas de voto para estas eleições legislativas antecipadas, das quais 2.606 no dia do voto antecipado em mobilidade.

As eleições legislativas decorrem em 30 de janeiro, mas os cidadãos recenseados podem votar antecipadamente, no dia 23 de janeiro, numa mesa de voto em mobilidade escolhida por si, desde que o requeiram, o que pode ser feito através do portal www.votoantecipado.mai.gov.pt, entre 16 e 20 de janeiro.

O Governo prevê que nas eleições legislativas haja um número de cidadãos confinados semelhante ao das últimas presidenciais, cerca de 380 mil.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights