Projeto de voluntariado em Loures entrega comida e medicamentos ao domicílio

18 de Janeiro 2022

A Junta de Freguesia de Loures, no distrito de Lisboa, reativou um projeto de voluntariado que faz entregas ao domicílio de bens alimentares ou medicamentos a pessoas infetadas ou em isolamento devido à Covid-19, divulgou a autarquia.

O projeto, designado “Uns pelos Outros” e que decorre na maior freguesia do concelho de Loures, tinha sido criado no início da pandemia, em março de 2020, mas encontrava-se suspenso até há cerca de uma semana.

Em declarações à agência Lusa, a secretária da Junta de Freguesia de Loures, Elisa Santos, justificou a retoma deste projeto com o aumento do número de casos da Covid-19 e do número de pessoas em situação de isolamento.

“Durante o confinamento de 2020 funcionou bem e agora, num contexto pandémico diferente, será também apoiar as pessoas infetadas ou em isolamento obrigatório e que não tenham apoio familiar ou de proximidade”, explicou, sublinhando o facto de ser uma iniciativa que se desenvolve em rede.

Constituído por 12 voluntários, o projeto está a apoiar neste momento três famílias, entregando-lhes no seu domicílio as compras do supermercado ou da farmácia.

“Em março de 2020 chegámos a ter 60 pedidos e também mais voluntários (30), pois o desconhecimento em relação à doença também era maior. O público alvo era sobretudo os idosos, mas hoje já nos pedem ajuda pessoas de outras faixas etárias”, descreveu.

Elisa Santos ressalvou que, “apesar de o número de famílias ser nesta fase mais reduzido, talvez por o projeto ter sido reativado há poucos dias”, a autarquia está “preparada para dar resposta a todos os pedidos”.

“Temos tudo preparado para dar resposta às necessidades que nos chegarem e concretizar todos os pedidos”, sublinhou.

As pessoas que necessitem de apoio poderão contactar a Junta de Freguesia de Loures, através de telefone (219832068/219830061/219835393) ou email (geral@jf-loures.pt), ou a Irmandade de Nossa Senhora do Cabo Espichel da Paróquia de Loures (sradocaboloures@gmail.com).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights