Covid-19: Plataforma interativa responde às dúvidas da população

20 de Janeiro 2022

A UpHill lançou uma plataforma que reúne informação atualizada sobre a Covid-19, pretendendo aumentar a literacia da população e, consequentemente, facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.

Perante o aumento exponencial do número de infetados, associado à disseminação da variante Ómicron, e a consequente pressão sobre os serviços de saúde, a UpHill coloca à disposição de toda a população uma ferramenta que, com linguagem simples, fornece a informação necessária para que cada cidadão entenda a sua situação e saiba como agir. A iniciativa surge do pedido lançado por médicos de família sem capacidade de resposta para contactar todos os doentes infetados ou utentes com dúvidas.

A empresa tem criado, ao longo dos últimos dois anos, vários recursos usados pelos profissionais de saúde na gestão da Covid-19. Desta vez, a iniciativa abrange toda a população e pretende contribuir para tranquilizar os cidadãos, tornando-os mais autónomos, esclarecidos e informados.

“Apesar de já terem passado mais de dois anos desde o início da pandemia, permanecem muitas dúvidas, a informação está dispersa, há várias exceções, e nem sempre a linguagem utilizada é clara para o cidadão comum. Por outro lado, as normas mudam com frequência, em virtude do conhecimento científico que é continuamente gerado, o que contribui para criar ainda mais confusão”, afirma David Rodrigues, VP of Medical Content da UpHill, citado no comunicado de imprensa.

A nova plataforma, disponível em covid19.uphill.pt, registou mais de 200 mil utilizações em pouco mais de uma semana. O acesso é gratuito e sem restrições, e toda a informação é fundamentada pelas orientações da Direção-Geral da Saúde.

“Se continuarmos a evitar chamadas desnecessárias para a linha SNS24, casos não prioritários nas urgências dos hospitais e esclarecermos dúvidas de utentes que não conseguem entrar em contacto com o Centro de Saúde, cumprimos a nossa missão”, conclui o médico. 

A startup assinou recentemente um protocolo com a Direção-Geral da Saúde para modernizar o processo de criação e disseminação de normas clínicas e anunciou um projeto-piloto para melhorar a eficiência de três hospitais públicos.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights