Perante o aumento exponencial do número de infetados, associado à disseminação da variante Ómicron, e a consequente pressão sobre os serviços de saúde, a UpHill coloca à disposição de toda a população uma ferramenta que, com linguagem simples, fornece a informação necessária para que cada cidadão entenda a sua situação e saiba como agir. A iniciativa surge do pedido lançado por médicos de família sem capacidade de resposta para contactar todos os doentes infetados ou utentes com dúvidas.
A empresa tem criado, ao longo dos últimos dois anos, vários recursos usados pelos profissionais de saúde na gestão da Covid-19. Desta vez, a iniciativa abrange toda a população e pretende contribuir para tranquilizar os cidadãos, tornando-os mais autónomos, esclarecidos e informados.
“Apesar de já terem passado mais de dois anos desde o início da pandemia, permanecem muitas dúvidas, a informação está dispersa, há várias exceções, e nem sempre a linguagem utilizada é clara para o cidadão comum. Por outro lado, as normas mudam com frequência, em virtude do conhecimento científico que é continuamente gerado, o que contribui para criar ainda mais confusão”, afirma David Rodrigues, VP of Medical Content da UpHill, citado no comunicado de imprensa.
A nova plataforma, disponível em covid19.uphill.pt, registou mais de 200 mil utilizações em pouco mais de uma semana. O acesso é gratuito e sem restrições, e toda a informação é fundamentada pelas orientações da Direção-Geral da Saúde.
“Se continuarmos a evitar chamadas desnecessárias para a linha SNS24, casos não prioritários nas urgências dos hospitais e esclarecermos dúvidas de utentes que não conseguem entrar em contacto com o Centro de Saúde, cumprimos a nossa missão”, conclui o médico.
A startup assinou recentemente um protocolo com a Direção-Geral da Saúde para modernizar o processo de criação e disseminação de normas clínicas e anunciou um projeto-piloto para melhorar a eficiência de três hospitais públicos.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments