Falsos certificados de vacinação são vendidos no Rio de Janeiro por 30 euros

22 de Janeiro 2022

Falsos certificados de vacinação contra a Covid-19 são vendidos em ruas do estado brasileiro do Rio de Janeiro, em plena luz do dia, por até 200 reais (cerca de 30 euros), segundo uma reportagem da rede Globo.

Com uma câmara de filmar oculta, a equipa de reportagem da Globo captou em flagrante um vendedor a negociar o certificado de vacinação, necessário para a entrada em locais fechados, como restaurantes, bares, casas de espetáculos, entre outros.

“Cartão de vacina, meu amigo, estou vendendo a 200 reais aí. Vem em branco, assim”, apregoou o homem, exibindo o cartão e aconselhando o comprador a preencher os seus dados pessoais no documento.

De acordo com o homem, o certificado é o mesmo dado nos postos de saúde do Brasil, assegurando que nenhum dos seus clientes teve problemas com os cartões falsificados.

“Na semana passada, uma menina pegou 10 [certificados] comigo. (…) Ela não estava fazendo questão de os funcionários dela tomar a vacina, então ela mesmo comprou dez para dar aos funcionários dela”, contou o vendedor à equipa de reportagem, sem saber que estava a ser filmado.

De acordo com o portal de notícias G1, agentes da Polícia detiveram ontem quatro homens que vendiam falsos certificados de vacinação próximo ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), na zona portuária do Rio de Janeiro e um ponto turístico da região.

A exigência de certificado de vacinação contra a Covid-19 para possibilitar a entrada em locais fechados é apoiada por 81% dos brasileiros, segundo uma sondagem divulgada na segunda-feira pelo Instituto Datafolha.

Ainda segundo o levantamento, 18% são contra a exigência do certificado e 1% não soube responder.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que alega não ter se vacinado contra a Covid-19, é contra a exigência do certificado de vacinação, já adotado em diversas regiões do país.

Apesar da posição do chefe de Estado, o executivo brasileiro exige a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19, assim como um teste negativo à doença, para a entrada de viajantes no país por via aérea.

O Brasil enfrenta atualmente uma nova vaga da pandemia causada pela rápida expansão da Ómicron, uma nova variante, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que já se tornou dominante em vários países, incluindo Portugal e o próprio Brasil.

O país sul-americano, um dos mais afetados pela pandemia em todo o mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia, já acumula mais de 622 mil mortos e 23,5 milhões de infetados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights