Morrem mais de vinte crianças devido a surto de dengue em Timor-Leste

4 de Fevereiro 2022

O surto de dengue que está a atingir Timor-Leste, especialmente na capital Díli, já causou a morte de pelo menos 25 crianças desde o início do ano, com o número de casos a ser oito vezes superior à média dos últimos anos.

Os dados mais recentes indicam que desde 01 de janeiro, as autoridades de Saúde já referenciaram 1.359 casos, praticamente tantos como ocorreram durante todo o ano de 2020, o que registou mais casos desde 2014.

Já morreram pelo menos 25 crianças com menos de 14 anos desde o início do ano, o que é mais do que o total registado em conjunto nos dois anos anteriores, das quais 15 só na capital, Díli.

A taxa de fatalidade é agora de 1,7%, acima dos 0,7% registados em 2020 e dos 1,2% registados no ano passado.

O pior dia foi até agora 24 de janeiro quando se registaram quase 110 casos em todo o país, com a quarta semana a ser a mais mortífera com nove óbitos.

Dados do Ministério da Saúde obtidos pela Lusa mostram que este está a ser o pior ano em termos de dengue desde pelo menos 2014, com o número de casos a ser praticamente oito vezes a média anual nos primeiros meses do ano.

A doença está a afetar especialmente menores, com 42,2% dos casos a serem de crianças com entre 05 e 14 anos, 36,2% em crianças com entre um e quatro anos e 6,3% entre crianças com menos de um ano.

A maioria dos casos em Díli (827) são de febre dengue, com 72 casos de febre hemorrágica e 76 de “síndrome de dengue choque”, sendo estas duas as situações mais graves.

Em Díli a situação está a esticar ao máximo os recursos de saúde, com pacientes a serem tratados em pelo menos 10 centros, incluindo um local usado para acolher nos últimos anos casos de hospitalização devido à pandemia da Covid-19.

As autoridades de saúde continuam a desenvolver ações de limpeza e de sensibilização em várias zonas da cidade, com equipas no terreno a realizar fumigação em vários locais no intuito de combater o surto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conselho de Ética recomenda criopreservação de embriões sobrantes

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) recomenda, num parecer hoje divulgado, a criopreservação (congelação) de embriões sobrantes, “sem projeto parental”, mas defende a “máxima redução” da criação destes embriões com as tecnologias reprodutivas.

Alterações climáticas podem matar até 14,5 milhões até 2050

As consequências das alterações climáticas como inundações, secas e ondas de calor podem causar até 14,5 milhões de mortes até 2050, indica um relatório divulgado esta quinta feira nas vésperas do Dia Nacional da Conservação da Natureza, assinalado no domingo.

Mais de 20 mortos em 24 horas devido a onda de calor em Marrocos

Vinte e uma pessoas morreram em 24 horas numa cidade do centro do Marrocos, devido a uma nova onda de calor que atingiu o país, que atravessa o seu sexto ano consecutivo de seca, declarou esta quinta feira o Ministério da Saúde marroquino.

Estudo revela que idosos sofrem sobretudo violência psicológica e financeira

Um estudo académico sobre violência contra idosos, feito no período pré-pandemia de Covid-19, com residentes domiciliares no município de Coimbra, demonstra que esta população é, sobretudo, vítima de violência psicológica e financeira, sendo os agressores maioritariamente familiares.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights