Governo dos Açores cedeu mais de 40 mil testes a entidades convencionadas em janeiro

16 de Fevereiro 2022

O Governo Regional dos Açores cedeu mais de 40 mil testes rápidos de antigénio de despiste do coronavírus SARS-CoV-2 às entidades com convenções com a região, no mês de janeiro, foi hoje revelado.

“Janeiro foi um mês particularmente intenso no que à testagem diz respeito, tendo as 34 entidades com convenções com a Região Autónoma dos Açores desempenhado uma missão importante na estratégia de combate ao vírus SARS-CoV-2, através da realização de testes de despiste, pela metodologia TRAg”, avançou o executivo açoriano, em comunicado de imprensa.

No total, foram cedidos, em janeiro, “42.345 testes rápidos (TRAg)”, em cinco ilhas do arquipélago, às entidades com convenção, entre farmácias, laboratórios e associações.

Segundo o executivo açoriano, foram cedidos na ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, 19.440 testes.

Na ilha Terceira foram cedidos 17.640 testes, no Faial 3.160, no Pico 1.305 e em Santa Maria 800.

A distribuição ficou a cargo das unidades de saúde de ilha.

O executivo açoriano comparticipa “até quatro testes gratuitos por mês” por pessoa, com uma periodicidade “superior a 72 horas”.

Atualmente, existem 34 entidades convencionadas em seis ilhas (15 em São Miguel, 10 na Terceira, quatro no Pico, três no Faial, uma em Santa Maria e uma em São Jorge), segundo a página Destino Seguro Açores.

O Governo Regional adquiriu, em 2021, 250 mil testes rápidos de antigénio, que cede a estas entidades, pagando também um valor por cada teste realizado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This