Macau regista 80.º infetado, primeiro do ano e único caso ativo

22 de Fevereiro 2022

Macau registou mais uma pessoa infetada com a Covid-19, a 80.ª desde o início da pandemia, um caso importado que é simultaneamente o primeiro do ano e o único ativo.

O último caso tinha sido diagnosticado em 30 de dezembro, também ele importado.

Macau, que tem seguido a política de saúde de ‘zero casos’ definida por Pequim, impõe quarentenas que podem chegar a 28 dias , mantendo a fronteira fechada a não residentes, à exceção daqueles oriundos da China continental.

A entrada é também barrada àqueles que testaram positivo à Covid-19 nos últimos dois meses.

Com cerca de 70% da população vacinada com duas ou mais doses, a região administrativa especial chinesa continua a apelar com urgência à vacinação, enquanto aposta num sistema misto de incentivos e constrangimentos.

Apesar de ter arrancado com a vacinação geral à população há quase dois anos, o ritmo e o número de vacinados continua a ser insuficiente para as autoridades, que avisaram que a existência de surtos em regiões vizinhas aumenta o risco de ocorrência em Macau.

Na cidade vizinha de Hong Kong, as autoridades locais estão a registar milhares de casos diários, com os especialistas a expressarem receio de que o número de infetados, detetados a cada 24 horas, possa aumentar para 28 mil até ao final de março, com óbvio impacto no sistema de saúde da região semiautónoma, onde atualmente os hospitais já atingiram 90% da capacidade e as instalações de isolamento estão lotadas.

A situação tem sido seguida por Macau, que enviou uma equipa de especialistas para a ex-colónia britânica, ao mesmo tempo que lançou um recado interno: “se o risco de infeção comunitária aumentar, ainda mais, em Macau, serão adotadas medidas rigorosas de prevenção epidémica, o que inevitavelmente causará incómodos a quem não foi vacinado”.

Antes da contabilização do 80.º infetado, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus já lembrara que mais de 90% dos 23 casos importados de infeção assintomática (e que não contam para a estatística) este ano foram associados à variante Ómicron, altamente contagiosa, reiterando o apelo à vacinação para se reduzir os riscos de contágio e de se contrair doenças graves.

Hoje, as autoridades do território, que não permitem a entrada de não vacinados, à exceção da China continental, anunciaram também que os funcionários públicos terão direito a um dia de folga para acompanhem os filhos aquando da vacinação.

E insistiram num “um apelo veemente no sentido de tomarem, os alunos do ensino infantil, primário e secundário, com a maior brevidade possível, as vacinas contra a Covid-19.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.884.689 milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência de notícias France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights