Cabo Verde recebe mais de 100 mil doses de vacinas doadas pelos EUA

1 de Março 2022

Mais de 100 mil doses de vacinas contra a covid-19 da Pfizer, doadas pelos Estados Unidos da América (EUA), chegam quarta-feira a Cabo Verde, anunciou hoje o Governo cabo-verdiano em comunicado.

Trata-se da terceira remessa, de 100.620 doses, de uma doação total de 300.690 doses da mesma vacina disponibilizadas pelas autoridades norte-americanas ao arquipélago cabo-verdiano desde dezembro, no âmbito do mecanismo Covax, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para permitir o acesso equitativo à vacina da covid-19.

Segundo informação do Governo de Cabo Verde, até 20 de fevereiro o país já tinha utilizado 675.289 doses (71,4%) das vacinas recebidas através do mecanismo Covax “e doações de países amigos e parceiros”, entre os quais, ainda, Portugal, França, Hungria, China, Países Baixos, Eslovénia e Luxemburgo.

Nesse período, 316.317 adultos (85,4% da população elegível) já tinham tomado pelo menos a primeira dose da vacina e 270.338 (73%) a segunda dose.

Além disso, 44.732 adolescentes também já foram vacinados contra a covid-19 em Cabo Verde, equivalente a 75,5% da população estimada dos 12 aos 17 anos, e 42.853 adultos (11,6%) já tinham recebido uma dose de reforço de uma das vacinas contra a covid-19 disponíveis no arquipélago.

A covid-19 provocou pelo menos 5.952.685 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights