Bayer lança nova edição do Advance Training sobre Contraceção para profissionais de MGF

3 de Março 2022

curso divide-se em 3 momentos principais: os módulos teóricos, as Hands-on Training e a Mentoria, ao longo de 30 horas e em regime híbrido (online e presencial)

Advance Women’s Healthcare, uma plataforma da Bayer dedicada à área da saúde da mulher, está a preparar a 2ª edição do curso Advance Training sobre Contraceção que visa promover a formação dos internos e jovens especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF). O curso divide-se em 3 momentos principais: os módulos teóricos, as Hands-on Training e a Mentoria, ao longo de 30 horas e em regime híbrido (online e presencial). O curso conta com a chancela científica da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na plataforma, aqui.

Esta iniciativa visa promover o aumento da literacia dos internos e jovens especialistas de MGF na área da contraceção, que sabemos ser crítica, mas muitas vezes subvalorizada. Sendo o médico de família o profissional de saúde que atua como principal referência para as mulheres e casais em Portugal no que diz respeito à contraceção e planeamento familiar, é fundamental um conhecimento aprofundado sobre contraceção, o que inclui a colocação de sistemas de contraceção intrauterina. Os sistemas intrauterinos (SIU) constituem um método contracetivo extremamente eficaz, cujo acesso é altamente dependente da formação e da experiência do profissional de saúde no procedimento.

Nesse sentido, o curso conta com um formato inovador que permite aos formandos atualizar e aprofundar o seu conhecimento sobre contraceção nas sessões teóricas, e posteriormente praticar a colocação de contraceção intrauterina nos módulos de treino presenciais. Através do “Hands-On Training” e do Mentorship, os formandos têm oportunidade de aprender e praticar a colocação de sistemas intrauterinos com um profissional de saúde treinado.

Advance Training Contraceção, realizado em 2021, alcançou resultados positivos e permitiu a certificação de médicos internos de MGF com experiência na colocação de sistemas intrauterinos e conhecimento sobre a contraceção, atualizada e aprofundada. Na edição deste ano, a Bayer acrescentou um novo módulo dedicado às softs-skills mais relevantes para a prática diária de um médico de MGF, que ajudam na comunicação com a utente e aconselhamento sobre o método contracetivo mais adequado para ela.

No final do curso é atribuído aos participantes um certificado de conclusão, mediante a avaliação final positiva das atividades práticas – colocação bem-sucedida de 5 dispositivos intrauterinos no decorrer do curso – e do questionário de escolha múltipla. O Advance Training Contraceção 2.0 tem início dia 10 de março de 2022 e termina em agosto, sendo possível participar no módulo extra “Soft Skills aplicadas ao Aconselhamento” em setembro.

Saiba mais informação sobre este curso e inscreva-se aqui: https://advancewomenshealthcare.pt/advance-training-contracecao-2a-edicao/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights