Moçambique mantém juros em 13,25% e metical fica estável este ano

3 de Março 2022

A consultora Fitch Solutions considerou hoje que o banco central de Moçambique deverá manter os juros em 13,25%, e que o metical fique estável, com uma média de 63,92 por dólar este ano

“Antevemos que o Banco de Moçambique mantenha a taxa de juro diretora em 13,25% durante este ano e que a média anual da inflação suba de 5,6% em 2021 para 7,5% este ano, o que vai desincentivar o corte”, lê-se numa análise à política monetária de Maputo.

“Este ano, o banco central também não deverá aumentar a taxa, para não perturbar a recuperação económica face ao impacto da pandemia de covid-19”, acrescentam os analistas na nota a que a Lusa teve acesso, na qual escrevem que “em 2023 o banco deverá aumentar a taxa de 75 pontos base, para 14%, no seguimento da inflação e do crescimento económico”.

Quanto à evolução da moeda moçambicana, esta consultora, detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings, escrevem que “o metical deverá manter-se relativamente estável em 2022, chegando ao final do ano com uma média de 63,92 meticais por dólar”.

O aumento dos preços do alumínio e do carvão e a subida das exportações de gás natural liquefeito vão anular o efeito do sentimento negativo de curto prazo que advém da invasão da Ucrânia pela Rússia, acrescentam.

“Em 2023, vemos o metical a depreciar-se ligeiramente, em 1,7%, para uma média de 65 meticais por dólar, devido à queda do preço do alumínio e à descida do valor das exportações de carvão”, concluem os analistas.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights