Urgência de Leiria recebe 37 jovens com febre e dores musculares mas descarta para já ‘legionella’

4 de Março 2022

 Trinta e sete jovens com sintomas de febre, tosse e dores musculares, recorreram à Urgência Pediátrica de Leiria, divulgou na quinta-feira a instituição que descartou, até ao momento, um surto de ‘legionella’, após realizar 20 testes de despiste.

Entre os 37 jovens, com idades entre os 14 e 17 anos, que recorreram na quinta-feira à Urgência Pediátrica, foram confirmados dois casos de Covid-19 e um caso de gripe, explicou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) em comunicado.

Para já, nenhum jovem está internado, sendo que quatro destes aguardam exames, 13 aguardam observação e 20 já tiveram alta, pode ler-se.

“Foram realizados 20 testes para despiste de ‘legionella’, todos com resultado negativo, pelo que não se confirma, para já, legionella”, bactéria que está na origem da doença do legionário, refere a instituição no comunicado.

Os jovens recorreram à urgência com sintomas de febre, tosse e dores musculares.

Na nota de imprensa, o CHL garantiu que irá continuar a acompanhar esta situação, que atualizará “se considerar pertinente”.

E apelou a todos os pais e jovens que acorrem ao serviço de urgência “que mantenham a calma enquanto aguardam o respetivo atendimento médico, respeitando as regras de segurança e distanciamento social”.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Como a Alimentação na Páscoa Pode Afetar a Fertilidade

A Páscoa chega e, com ela, a tentação dos doces, folares e pratos tradicionais. Mas o que poucos sabem é que os excessos alimentares desta época podem afetar a fertilidade tanto de mulheres como de homens. “A alimentação tem um papel fundamental na saúde reprodutiva.

3.º Seminário sobre Linfomas da APCL: Do Diagnóstico à Retoma da Vida

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights