Hospital de Braga aposta em intervenção pouco invasiva contra recorrência de AVC

8 de Março 2022

O Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Braga já realizou, em cerca de um ano, nove intervenções “pouco invasivas” que previnem a recorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), foi esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, o Hospital de Braga refere que, com aquele procedimento, o risco de recorrência de um AVC a cinco anos “é menor”.

Acrescenta que está a implementar aquele procedimento desde maio de 2021, sendo que até então os doentes que dele necessitavam tinham de ser transferidos para outras unidades.

Os destinatários são doentes, sobretudo jovens, que sofreram um AVC sem explicação aparente.

A intervenção consiste no encerramento de um orifício entre as aurículas do coração, designado “foramen ovale patente” (FOP).

“O facto deste orifício estar aberto não é a causa em si do AVC, mas pode desempenhar um papel fundamental na origem desta doença, ao permitir a passagem de pequenos coágulos de sangue do lado direito para o lado esquerdo do coração e daí para o cérebro”, explica o hospital.

O encerramento do FOP é um procedimento pouco invasivo, com recurso a um cateter introduzido na virilha e guiado até ao coração, e está indicado para pacientes com história de acidente cerebrovascular cuja causa não se consiga identificar após um estudo neurológico completo, sobretudo em jovens.

É realizado em regime de internamento curto (cerca de 24 horas) e conta com a intervenção de três equipas médicas e demora entre uma a duas horas.

O Hospital de Braga prevê realizar 12 intervenções por ano, “aumentando assim não apenas a diferenciação do Laboratório de Hemodinâmica, mas acima de tudo o bem-estar dos doentes, uma vez que assim se evita a deslocação dos mesmos para outros hospitais”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights