ONG alerta para rotura do ‘stock’ de medicamentos essenciais em hospitais moçambicanos

11 de Março 2022

Um relatório da organização não-governamental (ONG) moçambicana Centro de Integridade Pública alertou para a rotura do ‘stock’ de medicamentos essenciais em hospitais de Moçambique entre junho de 2021 e janeiro deste ano.

“O trabalho de campo permitiu constatar que, de uma forma geral, escasseiam medicamentos e artigos médicos essenciais nas unidades sanitárias do país”, refere o relatório divulgada esta sexta-feira pelo Centro de Integridade Pública (CIP).

Segundo a organização, que percorreu 10 unidades de saúde das províncias de Maputo, Gaza, Nampula, Cabo Delgado e Zambézia, a pesquisa mostrou a falta de soros para a correção de hipoglicemia, antidiabéticos orais, anti-hipertensivos, anestésicos e analgésicos.

“A situação faz com que os utentes que procuram os serviços públicos de saúde não recebam os medicamentos prescritos na quantidade certa e na hora certa e, desse modo, compromete o funcionamento normal das unidades”, acrescenta o relatório.

Por outro lado, as unidades de saúde enfrentam a escassez de material médico, com destaque para algálias, seringas, cateteres, agulhas para anestesia, luvas, bem como equipamentos de laboratório.

“Profissionais de saúde entrevistados pelo CIP apontam que a falta de medicamentos, reagentes e outros materiais médicos tem estado a condicionar a marcação de cirurgias e consultas, colocado em risco a saúde e a vida dos pacientes, e a segurança dos profissionais deste setor”, acrescenta.

A ONG considera que o problema é o resultado da ineficiência do funcionamento da logística farmacêutica do setor público de saúde moçambicano, bem como alegados esquemas de desvio e venda ilegal de medicamentos.

“Pese embora o Ministério da Saúde tenha apresentado alguma evolução na implementação de um pacote de reformas, ainda persistem os velhos problemas estruturais que se verificam nos processos de compra e distribuição, associados à falta de controlo nos depósitos finais, favorecendo esquemas de desvio e venda ilegal de medicamentos do serviço nacional de saúde”, conclui a organização.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights