Um em cada quatro idosos estão em risco nutricional e necessitam de uma intervenção nutricional adequada

14 de Março 2022

Os resultados de rastreios realizados durante a Semana da Malnutrição alertam para o risco nutricional da população acima dos 65 anos. Os dados apontam que 14% dos utentes em risco nutricional e necessitam de acompanhamento por parte de um profissional de saúde.

Os dados dos rastreios revelam que 15% dos indivíduos avaliados acursou uma perda de peso involuntária superior a 5% nos meses de verão do ano passado. Os responsáveis concluem que a pandemia gravou o risco de malnutrição em Portugal, tendo aumentado a sua incidência.

Com as medidas de confinamento impostas à população, em especial aos mais idosos, os índices de risco nutricional aumentaram. A restrição de visitas durante as refeições do almoço e jantar, tanto nos lares como nos hospitais, levou a que muitos doentes ficassem sem auxílio, e muitos reduziram o seu apetite por associação ao sentimento de tristeza ao abandono.

Entre os sinais de malnutrição inclui-se a: perda de peso involuntária; perda de apetite; dificuldade em mastigar e deglutir; fadiga; falta de energia; perda de mobilidade; dificuldade em subir escadas e quedas frequentes.

Estima-se que a malnutrição seja responsável por 10 a 20% das mortes em oncologia, com 30 a 70% dos doentes oncológicos a apresentarem sinais de malnutrição.

A malnutrição de doentes internados em meio hospitalar é um dos principais fatores que levam a um aumento da despesa de hospitalização, estimada em 1,3 milhões de euros ao ano. Em Portugal, cerca de 70% dos doentes internados estão malnutridos ou em risco de malnutrição.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights