Austrália vai disponibilizar quarta dose da vacina em abril

25 de Março 2022

A Austrália vai disponibilizar, a partir do próximo mês, uma quarta dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas com mais de 65 anos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades sanitárias.

O ministro da Saúde australiano, Greg Hunt, declarou que a dose suplementar vai estar disponível a partir de 04 abril para quem já recebeu uma terceira dose da vacina há pelo menos quatro meses.

A dose de reforço é “a melhor proteção contra os efeitos mais graves da covid” e os efeitos a longo prazo do novo coronavírus, sublinhou Hunt.

Esta quarta dose será destinada prioritariamente aos grupos vulneráveis: pessoas com mais de 65 anos, pessoas indígenas com mais de 50 anos, pessoas com baixa imunidade e os residentes em lares.

Ao longa das últimas seis semanas, países como França, Alemanha e Suécia recomendaram a administração de uma quarta dose para os grupos mais vulneráveis.

A Austrália registou nos últimos dias mais de 50 mil casos diários, ou seja, cerca de metade dos casos registados um mês antes e atribuídas à variante mais contagiosas Ómicron.

O ministro da Saúde também declarou que, a partir de 17 de abril, os viajantes vão deixar de ser obrigadas a realizar um teste de despistagem da Covid-19 à chegada ao país, mas têm de estar vacinados e usar máscara no avião.

A Austrália contabilizou 5.824 mortos e 3,93 milhões de casos da doença, desde o início de pandemia.

A Covid-19 causou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de intoxicação por “gás do riso” aumentam em Portugal

Jovens com lesões neurológicas graves, resultantes do consumo de óxido nitroso (gás do riso) para fins recreativos, estão a ser identificados nos hospitais portugueses, uma situação acompanhada com apreensão pelos profissionais de saúde e forças de segurança.

ONU critica lei húngara para limitar Marcha do Orgulho

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos manifestou-se hoje “muito preocupado” com a lei aprovada na Hungria para proibir a Marcha do Orgulho, que impõe “restrições arbitrárias e discriminatórias” às pessoas LGBT+.

Mais de 60 candidaturas ao Programa Horizonte LIFE

O Movimento LIFE – Liderança no Feminino na Saúde recebeu 63 candidaturas ao programa de mentoria “Horizonte LIFE – Conversas que promovem a liderança no feminino”, que visa capacitar jovens mulheres para papéis de liderança no setor da saúde, promovendo a igualdade de género e o desenvolvimento de competências essenciais para a carreira profissional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights