Apresentado em Faro espetáculo com utentes de associação de saúde mental

30 de Março 2022

O Teatro do Sótão vai apresentar no fim de semana em Faro o espetáculo “Mente Inquieta”, baseado em temas propostos e apresentados por utentes da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), disse esta quarta-feira à Lusa o encenador.

“É um espetáculo apresentado por utentes da associação que estão em tratamento de doenças do foro psicológico, baseado em temas sobre os quais manifestaram vontade de falar”, referiu João de Brito, diretor do Lama Teatro.

A peça criada no âmbito do projeto “mentalizar-te – Arte & Saúde Mental” é produzido em colaboração com a associação Lama, com encenação de João de Brito, e tem como intérpretes “pessoas que estão em tratamento de doenças depressivas ou esquizofrenia”, referiu.

“São utentes da associação que estão a tratar da sua saúde mental e que integram uma ação continuada de práticas artísticas variadas, um trabalho que tem sido desenvolvido há vários meses, culminando agora com a apresentação pública deste espetáculo”, destacou.

Segundo João de Brito, o espetáculo é composto por temas variados “com os quais as pessoas estão identificadas, como vulcões, música e dança a objetos que são próximos a cada um dos intérpretes”.

“Trata-se de uma espécie de colagem de momentos de cada um, misturados com dinâmicas de grupo, existindo mesmo um deles que pretendeu falar sobre a sua condição enquanto utente da ASMAL e a importância que a instituição tem na sua vida”, apontou.

O espetáculo vai ser apresentado durante dois dias, na sexta-feira e no sábado, pelas 21:00, no Lama Black Box, em Faro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights