Hospitais do Oeste alertam para constrangimentos nas urgências devido a elevada procura

1 de Abril 2022

O Centro Hospitalar do Oeste apelou hoje a que apenas os doentes urgentes recorram ao serviço de urgência, admitindo que a elevada procura pode obrigar ao reencaminhamento de utentes para outras unidades.

Em comunicado, o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) refere que “nos últimos dias tem-se verificado uma excessiva afluência de doentes aos Serviços de Urgência e às Áreas dedicadas a Doentes Respiratórios [ADR-SU]”, o que faz prever para os próximos dias a ocorrência de “constrangimentos”.

O CHO admite que a elevada afluência às urgências poderá provocar “um aumento da demora no atendimento dos doentes que se desloquem a estes serviços e a possibilidade de reencaminhamento de alguns doentes para outras unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde”.

Face a esta situação, o CA apela a que “os utentes utilizem as urgências hospitalares apenas em situações realmente urgentes” e aconselha aos utentes “pouco urgentes” a recorrer aos cuidados de saúde primários, dirigindo-se ao seu centro de saúde.

Na nota, o CA salienta ainda que, “salvo situações emergentes”, antes da ida à urgência os utentes devem contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24), que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença.

O CA assegura que o CHO tem desenvolvido “todos os esforços e continuará a adotar as medidas necessárias para dar a melhor resposta na prestação de cuidados de saúde à população” dos vários concelhos servidos pelas três unidades hospitalares e que totalizam cerca de 293 mil utentes.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights