INSA anuncia ligeira descida do Rt para 0,94 e uma média de 8.981 casos diários

15 de Abril 2022

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 baixou ligeiramente para os 0,94 e Portugal regista uma média de 8.981 novos casos diários de infeção, anunciou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

“O valor médio do Rt para os dias de 04 a 08 de abril foi de 0,94”, o que representa uma redução muito ligeira em relação aos 0,95 registados no período anterior, avança o relatório semanal do INSA sobre a evolução do número de infeções no país.

Com um Rt de 1,02, os Açores são a única região do país com este indicador acima do limiar de 1, o que “indica uma tendência crescente” de casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – está nos 1,00 no Norte, nos 0,94 no Centro, nos 0,92 em Lisboa e Vale do Tejo, nos 0,94 no Alentejo, nos 0,93 no Algarve e nos 0,87 na Madeira, indica o INSA.

O relatório refere ainda que o número médio de casos a cinco dias está agora nas 8.981 infeções diárias a nível nacional, quando no período anterior foi de 9.566.

“À exceção da região Norte, todas as regiões apresentam a taxa de incidência superior a 960 casos por 100 mil habitantes em 14 dias”, adianta também o instituto, que atribuiu à Madeira o valor mais elevado neste indicador (2.883,6 casos).

A doença Covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights