Federação de nadadores-salvadores alerta para “elevado risco de afogamento”

17 de Abril 2022

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS) alertou este domingo para o “elevado risco de afogamento”, apontando que morreram já 29 pessoas no meio aquático em Portugal desde o início do ano, “o pior registo dos últimos quatro anos”.

Num comunicado intitulado “Páscoa traz perigo elevado de afogamento e autarquias devem atuar”, a FEPONS refere que “as temperaturas elevadas trouxeram vários salvamentos e mortes por afogamento por todo o país”.

Segundo dados do Observatório do Afogamento da FEPONS, “já morreram 29 pessoas no meio aquático em Portugal desde o início do ano”, o que corresponde, de acordo com a mesma fonte, “ao pior registo dos últimos quatro anos”.

“Num momento em que ainda não existe assistência a banhistas nas praias portuguesas, por ainda não estarmos na época balnear, a afluência de banhistas às mesmas traz um elevado risco de afogamento”, lê-se no comunicado.

A FEPONS defende que “embora a legislação não o obrigue, sendo a assistência a banhistas uma competência das autarquias, estas devem ter uma maior sensibilidade para a área”.

A federação sugere a criação de “dispositivos de segurança nas praias”, lembrando que Portugal é um país de turismo.

“Não existe pior publicidade que alguém morrer ou ter de ser salvo numa praia sem vigilância, quando o marketing territorial vende estes espaços como locais seguros”, conclui.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights