Centro Hospitalar do Oeste dispensa 15 enfermeiros mas pede autorização para os readmitir

22 de Abril 2022

Quinze enfermeiros contratados pelo Centro Hospitalar do Oeste (CHO) terminam contratos e vão ser dispensados no final do mês, mas o conselho de administração já solicitou autorização para renovar o contrato dos profissionais.

Em causa estão 15 enfermeiros contratados ao abrigo do Plano de Contingência para o Inverno, cujos contratos, com duração de quatro meses, terminam no próximo dia 30.

“Dando cumprimento aos termos legais, foi comunicado por escrito aos profissionais o término dos contratos, conforme previsto aquando da sua assinatura”, confirmou esta quinta-feira o conselho de administração (CA) do CHO à agência Lusa, admitindo, no entanto, que “se mantém a necessidade de recursos humanos de enfermagem” que levou à contratação dos enfermeiros.

Tendo em conta essa necessidade, o CHO “já solicitou autorização para proceder à renovação destes contratos”, afirmou o CA, acrescentando que aguarda deferimento do pedido para que os enfermeiros possam assinar novo contrato.

Em comunicado, o CHO esclareceu que os 15 enfermeiros foram contratados “com o intuito de reforçar os recursos humanos” nos serviços de urgência dos três hospitais da instituição, as unidades de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, “dado o previsível aumento da afluência de doentes decorrente da época do ano”.

Não obstante ter cessado “o período de contingência que fundamentou a celebração dos contratos”, mantém-se a necessidade de enfermeiros nos serviços em causa, admitiu o CHO, sublinhando que tem “envidado todos os esforços para contratar recursos humanos e continuará a adotar as medidas necessárias para dar a melhor resposta na prestação de cuidados de saúde à população”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights