Angola com mais de 3.900 mortos por malária no primeiro trimestre de 2022

25 de Abril 2022

Pelo menos 3.980 pessoas morreram vítimas de malária no primeiro trimestre de 2022, em Angola, período em que o país registou 2.580.388 casos da doença, principal problema de saúde pública e de mortes, anunciou hoje fonte oficial.

O quadro da malária em Angola foi apresentado hoje pelo secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, durante o ato central alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, que decorreu na província angolana do Cuanza Norte.

Segundo o governante, os 3.980 óbitos por malária registados nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022 representam um aumento de 14% em relação ao trimestre homólogo de 2021.

“Entre as doenças transmissíveis, a malária acaba por impactar com um peso maior para a alta taxa de mortalidade infantil e infantojuvenil que se regista em Angola e também tem provado a morte de várias mulheres grávidas, daí que há um conjunto de estratégias visando reduzir o impacto da doença”, disse Franco Mufinda.

A malária “é o principal problema de saúde pública no nosso país e ainda é uma das primeiras causas de doença e de morte, de absentismo laboral, do baixo peso ao nascer, de anemias em mulher grávida e mortalidade materna”, notou.

O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola salientou também que a malária representa cerca de 35% da demanda de cuidados curativos, 20% de internamentos hospitalares, 40% das mortes perinatais e 20% de mortalidade materna.

A taxa de prevalência da malária em Angola é de 14% e o país regista, no seu sistema de vigilância epidemiológica, desde o início de setembro de 2017 até a presente data “um aumento do número de casos e óbitos por malária em todo o país e alguns casos sob forma de surtos epidémicos”.

Uíje, Luanda, Malanje, Bié e Cuanza Sul são as províncias angolanas com maiores índices da doença.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Silvano tchonguela

    É com grande prazer e conveniência fazer parte deste meio de educação, estou grato e gostei imenso de cada conteúdo programático destacado.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights