Maior informação sobre a asma permite reduzir o sofrimento dos doentes com asma, diz SPAIC

3 de Maio 2022

Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alertou esta quinta-feira que mais de metade dos doentes com asma não tem a doença controlada. A SPAIC defende que maior informação sobre a doença permite reduzir o sofrimento dos doentes.

De acordo com Ana Mendes, coordenadora do Grupo de Interesse em Asma da SPAIC, o elevado número de doentes que não têm a doença controlada pode ser explicada por “alguns fatores como o desconhecimento sobre a doença, a necessidade de fazer medicação diária e a consequente falta de adesão terapêutica ou também alguma dificuldade na administração da terapêutica, por exemplo, uma má técnica inalatória”.

Para contornar esta problemática, a especialista destaca a importância de uma maior informação sobre a asma. “É necessário informar os doentes, os médicos e toda a comunidade em geral para a problemática da doença, para o seu caráter de cronicidade e para a importância da adesão à terapêutica. É fundamental transmitir informação sobre o sucesso da terapêutica e de que é possível uma vida sem restrições para quem tem asma”.

A imunoalergologista alerta, ainda, que nos doentes com asma grave “é fundamental transmitir a informação de que existem centros de referência e tratamentos adequados que podem ajudar”.

A asma afeta cerca de 700 mil portugueses, o que se traduz em 6,8% da população portuguesa.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights