Falta de encomendas em África pode parar produção de vacinas

4 de Maio 2022

O gigante farmacêutico Aspen, que começou a produzir e comercializar vacinas contra a covid-19 na África do Sul após acordo com a Johnson & Johnson, pode ter de terminar o projeto devido à falta de encomendas, segundo a direção.

“Se não recebermos quaisquer encomendas de vacinas covid, não há claramente nenhuma razão para manter esta linha de produção”, disse Stavros Nicolau, chefe-executivo do grupo farmacêutico sul-africano, à agência France-Presse.

Os lotes de ensaio têm sido produzidos desde janeiro em Gqeberha, no sul do país.

A África do Sul e a Índia têm estado na vanguarda de uma batalha pela igualdade de acesso às vacinas e uma suspensão dos direitos de propriedade intelectual para permitir o fabrico local de doses a baixo custo.

Aspen assinou um acordo em novembro com a Johnson & Johnson, sediada nos Estados Unidos da América, para fabricar doses “em África para África”, o que foi saudado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “grande desenvolvimento” no acesso às vacinas.

“Sabíamos que o fabrico de vacinas para a covid poderia não ser viável. Mas foi-nos garantido que uma plataforma de fabrico regional era essencial e que seria apoiada”, disse Nicolau.

Se o projeto fosse terminado, disse, “a necessidade de produção regional continuaria então a ser um mero florescimento político sem substância”.

Antes deste projeto, a Aspen tinha um acordo com a Johnson & Johnson limitando o seu papel às doses de embalagem, sem qualquer poder sobre as vendas ou preços. Mais de 100 milhões de doses tinham sido embaladas até ao final de 2021, quase todas elas fornecidas a África, segundo a Aspen.

A África, com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, é a região mais subimunizada do mundo, com uma taxa de vacinação de apenas 15,8%. O continente não só tem falta de doses, como também enfrenta o ceticismo vacinal entre alguma população.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights