Diretor da OMS viaja para Kiev para entregar 20 ambulâncias

9 de Maio 2022

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) viajou para Kiev para entregar 20 ambulâncias e reunir-se com os funcionários da organização com o objetivo de aumentar a assistência às vítimas da guerra, publicou esta segunda-feira a imprensa internacional.

“Conheço o horror que as pessoas na Ucrânia experimentam e quero que a paz regresse”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus numa mensagem publicada na rede social Twitter na noite de domingo, citada hoje pela agência de notícias Efe.

Em Kiev, Ghebreyesus realizou várias reuniões para perceber como melhorar a ajuda da OMS a Ucrânia, fez a doação de 20 ambulâncias todo-o-terreno que podem chegar a locais de difícil acesso, bem como entregou geradores e frigoríficos para armazenamento de sangue para hospitais.

O responsável da OMS, nascido na Eritreia, recordou que sabe como se sentem as crianças e os adultos encurralados neste conflito porque, em criança, experimentou “o cheiro, o som e a devastação da guerra”.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manuel Abecasis: “Estamos a entrar numa nova era do tratamento do cancro”

Num momento de viragem na hemato-oncologia, o Professor Manuel Abecasis, Presidente da APCL, explica como terapias como as células CAR-T e a medicina de precisão estão a transformar doenças fatais em condições crónicas ou curáveis. Nesta entrevista exclusiva ao Healthnews, aborda ainda os desafios de acesso, a preparação do SNS e o caminho para uma visão mais holística do doente

Supremo brasileiro autoriza ecografia a Bolsonaro na prisão

O Supremo Tribunal Federal do Brasil autorizou a realização de uma ecografia ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro na sede da Polícia Federal, onde cumpre pena, para avaliar a necessidade de uma cirurgia, informaram meios locais.

teste

teste

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights