O Prémio Miller Guerra visa “celebrar a carreira médica, distinguindo um médico que se tenha dedicado ao serviço dos doentes e ao progresso da assistência médica em Portugal, privilegiando sobretudo a atitude humanista na prática clínica.”
“Numa altura em que as Carreiras Médicas precisam, mais do que nunca, de serem cumpridas na prática, este prémio serve também de apoio a um tema que é estruturante para a Ordem dos Médicos e, sobretudo, para o futuro do sistema de saúde que, sem boas carreiras, sairá sempre mais fragilizado”, realça Miguel Guimarães.
O vencedor desta 4ª edição é António Ramalho Almeida, pneumologista, docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, investigador na área da tuberculose e coautor do Plano Nacional de Luta Contra a Tuberculose.
Em comunicado, a Ordem dos Médicos destaca o contributo da carreira médica do galardoado. António Ramalho Almeida foi Diretor de Serviço no Centro Hospitalar de Gaia, onde exerceu sempre a sua atividade até à sua jubilação. “A sua prática clínica é reconhecida amplamente pela dedicação inexcedível aos seus doentes. Além da atividade profissional, dedicou muito do seu tempo à música e à escrita, sendo autor de várias obras publicadas.”
PR/HN/VC
0 Comments