Hospital Cruz Vermelha disponibiliza consulta de segunda opinião ao doente cardiovascular

12 de Maio 2022

O Hospital Cruz Vermelha acaba de anunciar que, durante o Mês do Coração, serão disponibilizas consulta de segunda opinião ao doente cardiovascular.

De acordo com o cirurgião cardiovascular e coordenador do Heart Center, Luís Baquero, estas consultas são essenciais “quando um doente tem dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento que está prestes a iniciar, quando existe mais de que uma opção de tratamento e cabe ao doente confirmar qual a opção a seguir consoante as respetivas vantagens e desvantagens, quando o seguro de saúde o exige e ainda quando o tratamento não está a ter bons resultados”.

O especialista afirma que “a consulta de segunda opinião é uma mais-valia para os doentes, dando-lhes a possibilidade de ter uma outra visão antes de iniciar um tratamento ou uma intervenção, uma vez que a medicina não é uma ciência exata, sendo muitas vezes interpretativa. As diferentes escolas, formações e especializações poderão influenciar a análise final e proposta de tratamento de cada médico”.

O hospital explica que estas consultas são realizadas em três fases que consistem na: avaliação do doente e verificação dos meios complementares de diagnóstico e relatório de profissionais de saúde consultados anteriormente; análise multidisciplinar de toda uma equipa formada por especialistas de topo da cardiologia, da cirurgia cardíaca, cirurgia vascular, hemodinâmica, ecocardiografia, eletrofisiologia, cardiopneumologia, imagiologia e reabilitação cardíaca que emitem opinião baseada na soma dos múltiplos conhecimentos de todos os especialistas e na consulta de informação e resultado com relatório da segunda opinião da equipa multidisciplinar.

A iniciativa surge no âmbito do Mês do Coração.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a orientação política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights