SPAVC organiza primeira edição do evento “AVC 360º – Integrar e Aplicar” com foco para a MGF

12 de Maio 2022

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) realiza nos dias 3 e 4 de junho o evento evento "AVC 360º - Integrar e Aplicar", com especial foco na Medicina Geral e Familiar.

O evento tem como objetivo cobrir todas as etapas do acidente vascular cerebral, desde a prevenção primária, passando ao diagnóstico e tratamento e, por fim, pela prevenção secundária e a reabilitação. Alexandre Amaral e Silva, membro da Direção da SPAVC, explica que em cada uma destas áreas serão abordados “os temas mais prementes e atuais, sem esquecer os conceitos e mensagens estruturantes habituais na atividade de todos aqueles que prestam cuidados aos doentes com AVC”.

A título de exemplo, o especialista avança que serão focadas as principais novidades “na área da HTA, da dislipidemia, da diabetes, da doença aterosclerótica e do cardioembolismo, faremos um ponto de situação sobre a relação entre Covid-19 e doença vascular cerebral e dedicaremos uma sessão à abordagem sistematizada do defeito cognitivo vascular”.

As áreas da imagiologia vascular, seleção de doentes no tratamento de fase aguda e reintegração social, familiar e laboral do doente no pós-AVC, têm também lugar no programa de trabalhos.

De forma a garantir a discussão multidisciplinar, o evento junta especialistas de Neurologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Medicina Física e Reabilitação, entre outros. A comissão organizadora está convicta de que “todos os que lidam com a doença vascular cerebral no seu dia a dia, quer nos cuidados hospitalares, quer nos cuidados de saúde primários, encontrem resposta aos principais desafios da sua atividade diária”.

No final do evento, os participantes estão convidados para uma caminhada aberta à população da região, o “Stroke Sunset”, “destinada à sensibilização do público através da distribuição de folhetos sobre sinais de alarme, fatores de risco e estilos de vida saudável”, finaliza o especialista.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights