No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, a APMGF promove, no Hotel Eurostars Universal Lisboa, a discussão sobre o papel dos profissionais no sistema de saúde. A iniciativa visa ainda discutir a forma como os médicos de família podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população.
Nuno Jacinto, dirigente da APMGF destaca que “a celebração do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais.”
“Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os médicos de família, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, lamenta.
A sessão de hoje contará com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o presidente da APMGF, Nuno Jacinto e o eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro.
A moderação ficará a cargo da jornalista Dulce Salzedas.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments