APMGF promove debate sobre papel presente e futuro dos médicos de família

19 de Maio 2022

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) promove esta quinta-feira um debate sobre a importância e o futuro dos médicos de família no sistema de saúde.

No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, a APMGF promove, no Hotel Eurostars Universal Lisboa, a discussão sobre o papel dos profissionais no sistema de saúde. A iniciativa visa ainda discutir a forma como os médicos de família podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população.

Nuno Jacinto, dirigente da APMGF destaca que “a celebração do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais.”

“Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os médicos de família, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, lamenta.

A sessão de hoje contará com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o presidente da APMGF, Nuno Jacinto e o eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro.

A moderação ficará a cargo da jornalista Dulce Salzedas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This