Sindicato denuncia escalas de Obstetrícia abaixo dos mínimos no Hospital de Braga

21 de Maio 2022

Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou que o Conselho de Administração do Hospital de Braga impôs escalas de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia abaixo dos mínimos “com efeitos imediatos a aplicar” já este fim de semana.

De acordo com o SIM, a medida vai contra as regras estabelecidas pelo Colégio da Especialidade para um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado.

O sindicato explica em comunicado que “o Hospital de Braga é um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado com mais de 2.500 partos anuais. Deve ter assim 5 especialistas em presença física, podendo o quarto especialista ser substituído por um médico interno da especialidade do 5º ao 6º ano e o quinto especialista por um médico interno do 2º ao 6º ano.”

Na sexta-feira à noite o SIM denunciou que “o Conselho de Administração comunicou hoje aos médicos Ginecologistas / Obstetras que determinou a alteração da dotação para 4 elementos ‘com efeitos imediatos a aplicar já no fim de semana que se avizinha’.”

A decisão é repudiada pela entidade sindical que afirma que haverá apenas “4 especialistas de dia e 3 à noite” este fim de semana. “Repudiamos esta intenção do Conselho de Administração do Hospital de Braga de reinventar critérios técnicos da Ordem dos Médicos.”

O SIM apelou já aos seus associados que dêem entrada de minutas de exclusão de responsabilidade face à carência de recursos humanos das equipas de urgência.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights