22/05/2022 | Destaques, Nacional, Notícias

APDP alerta para impacto da obesidade nos doentes com diabetes

Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alertou para a associação perigosa entre obesidade e diabetes.

A propósito do 18.º Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que se assinalou este sábado, a APDP lembrou a importância do reconhecimento da obesidade como uma doença em prevalência crescente e a sua forte associação ao crescimento global da diabetes.

“Como exemplo da relação entre a obesidade e a diabetes, numa amostragem realizada na APDP entre 9 e 13 de maio, verificámos que 63% dos utentes apresentam excesso de peso ou obesidade e 28% apresentam um IMC (Índice de Massa Corporal) superior ou igual a 30”, refere João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

O responsável considera que “estes não divergem significativamente dos dados nacionais que apontam para uma prevalência de 29% da obesidade e para 68% da população portuguesa com excesso de peso ou obesidade”.

João Raposo aponta que o aumento da prevalência da obesidade pode ser explicado pela ausência de medidas de prevenção e tratamento.

De acordo com a endocrinologista da APDP “é necessário combater o estigma que ainda prevalece sobre a obesidade” e reconhecer a doença como uma patologia multifatorial e complexa, que se define por tecido adiposo em excesso, que causa doença, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cancro, doenças respiratórias crónicas e síndrome de apneia obstrutiva do sono.

Todos os anos, a obesidade e o excesso de peso causam mais de 1,2 milhões de mortes na Europa, constituindo a 4.º principal causa de morte da população europeia. Durante a pandemia da covid-19 assistiu-se a um agravamento da qualidade do estilo de vida, com redução da atividade física e aumento do consumo de gorduras, sal e açúcar.

Em Portugal 29% da população tem obesidade, sendo que 68% dos portugueses têm excesso de peso ou obesidade.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This