Ativista social guineense Haua Embaló lança pensos menstruais feitos com tecido

30 de Maio 2022

A ativista social da Guiné-Bissau Haua Embaló lançou no mercado uma linha de pensos menstruais feita com tecidos para ajudar a combater um “tabu, um problema que continua a dificultar a vida” das mulheres e meninas.

O produto chama-se Nha Lua (a minha lua) expressão em crioulo que faz uma alegoria à forma como a menstruação é designada entre as mulheres guineenses. Em crioulo da Guiné-Bissau quando a mulher está com a menstruação diz-se que está a “lavar a lua, ou viu a lua”.

Formada em administração no Brasil, mas sempre dedicada a projetos de desenvolvimento, Haua Embaló disse hoje à Lusa que ultimamente se vê cada vez mais envolvida em ativismo social, com ênfase para as questões da educação menstrual das mulheres e meninas da Guiné-Bissau.

“A menstruação é provavelmente o tabu mais antigo do mundo”, defendeu Haua Embaló, ao explicar os motivos pelos quais decidiu criar a marca Nha Lua para contrariar a tendência do absentismo escolar.

Segundo a ativista, entre 10% a 40% do absentismo escolar das raparigas em África deve-se às dores menstruais.

O penso menstrual que Haua Embaló está a propor é feito de panos de quatro camadas: Tecido africano em algodão, tecido impermeável, tecido absorvente e tecido de algodão respirável “que entra em contacto com a vulva”, explicou a criadora.

“Milhões de meninas e mulheres não desfrutam de uma vida plena por causa dos tabus e preconceitos relacionados com a menstruação. Mais do que fornecer produtos que nos permitam estar limpas, precisamos limpar a mente da sociedade acerca de algo que deveria ser natural e não vergonhoso”, observou a ativista.

Atualmente no México, onde participa num encontro latino-americano sobre questões ligadas à saúde menstrual, Embaló, convidada no evento que decorre na cidade de Guadalajara, disse ter falado aos participantes dos desafios da educação menstrual em África, dando a experiência da Guiné-Bissau.

Num contacto telefónico com a Lusa em Bissau, Haua Embaló explicou que o conceito dos pensos Nha Lua é a redescoberta de um produto “que não é tão novo para as mulheres” guineenses, “principalmente as mais velhas” que costumavam usar panos para conter o fluxo menstrual, disse.

Além de pensos menstruais, confecionados na Guiné-Bissau, Haua Embaló também junta ao conceito Nha Lua copos menstruais, também chamados de coletores, e cuecas menstruais, estes dois produtos importados.

A ativista social esclareceu que os três produtos serão comercializados, “a preços acessíveis”, numa primeira fase só em Bissau e posteriormente em todo o país.

LUSA/HN

3 Comments

  1. Adelina Pereira de Barros

    Meus Parabéns Mulher Valente Haua e muitos sucessos, oxalá que as meninas guineenses aderem o seu brilhante Projeto “Nha Lua”!

  2. Etiandra Luís Pinto Pereira

    Parabéns à Sra. Haua Embalo, pelo magnífico trabalho, em prol do desenvolvimento do país. Que Deus abençoe esse trabalho e que muitas portas sejam abertas para este projeto!

    Mais uma vez parabéns e muitos sucessos!

  3. Amilon Simão Gomes

    Parabéns jovem presente pela iniciativa e que traga bons efeitos !

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights