PSD lamenta que Governo “nada faça” para resolver falta de médicos no Algarve

3 de Junho 2022

O PSD lamentou esta quinta-feira que o Governo “nada faça” para resolver a falta de médicos no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), denunciando que a urgência pediátrica do Hospital de Faro vai funcionar quatro dias sem especialista.

O PSD lamentou esta quinta-feira que o Governo “nada faça” para resolver a falta de médicos no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), denunciando que a urgência pediátrica do Hospital de Faro vai funcionar quatro dias sem especialista.

Os deputados social-democratas eleitos pelo círculo de Faro denunciaram em comunicado que “a falta de médicos pediatras começou a sentir-se na quarta-feira, entre as 09:00 e as 21:00, volta a repetir-se hoje [quinta-feira], na sexta-feira e na segunda-feira, sempre no mesmo horário”.

Em declarações à Lusa, a presidente do Conselho de Administração do CHUA admitiu a ausência de um especialista na urgência pediátrica em Faro, mas ressalvou que a situação “não é extraordinária e acontece desde novembro, porque uma boa parte dos 27 médicos pediatras tem idade” para não fazer urgência.

“Os médicos em idade de não fazerem urgência, ou seja, a partir dos 50 anos, exerceram esse direito e daí a dificuldade em assegurar as escalas do serviço”, notou Ana Varges Gomes.

A médica adiantou que aquele serviço está a funcionar “como se fosse um serviço de urgência básico, com os clínicos gerais habituais, sendo qualquer situação de emergência assegurada por pediatras de outros serviços”.

“Temos a Neonatologia que trabalha 24 horas e dá apoio à sala de emergência, e qualquer situação excecional não deixará de ser vista, existindo, também, médicos pediatras no internamento e outro a dar apoio ao bloco de partos”, sublinhou.

Os deputados Ofélia Ramos, Rui Cristina e Luís Gomes lamentaram ontem que o Governo “nada faça para resolver os problemas” da falta de médicos na região do Algarve, quando na proposta de Orçamento do Estado “a ministra da Saúde orgulhou-se do estado da Saúde em Portugal, apresentando um país das maravilhas”.

Os parlamentares consideram que a construção do Hospital Central do Algarve será fundamental, mas defendem que “até lá é necessário um reforço dos meios humanos” no CHUA – que congrega os hospitais de Faro, Portimão e Lagos – permitindo uma prestação de cuidados de saúde “dignos para o Algarve e para os algarvios”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights