Segunda fase da construção do novo hospital da Madeira arranca este ano

6 de Junho 2022

A obra de construção do novo Hospital do Funchal está a decorrer conforme o previsto e dentro de dois meses será adjudicada a segunda fase do projeto, que deverá ter início ainda este ano, anunciou hoje o Governo Regional.

“A obra está a decorrer de acordo com o plano previsto”, declarou o secretário de Equipamentos e Infraestruturas do executivo madeirense.

Pedro Fino falava no âmbito da visita que efetuou à obra, acompanhado pelo presidente do conselho diretivo do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e Construção, Fernando Batista, que se deslocou à Madeira.

“Neste momento estamos a avançar com a fase de escavação e contenção periférica no valor de 18,9 ME e, em paralelo, estamos a trabalhar no concurso e finalizar o concurso da segunda fase, de modo a dar continuidade à obra”, disse.

O governante adiantou que o objetivo é “terminar esta fase da obra dentro de dois a três meses e iniciar a segunda fase já este ano, em setembro ou outubro deste ano”.

Pedro Fino apontou que a próxima fase do projeto “corresponde a um valor de 75 ME e envolve trabalhos de estruturas, alvenarias, mais infraestruturas enterradas e arranjos exteriores”.

O secretário de Equipamentos e Infraestruturas recordou que esta obra teve início “num contexto muito adverso”, visto que “o primeiro concurso ficou deserto em julho de 2020”, tendo o Governo Regional delineado “uma estratégica de modo a conseguir iniciar rapidamente a obra”, que passou por subdividir o projeto em fases.

“Conseguimos iniciar num contexto extremamente adverso, em plena pandemia”, com dificuldades nas cadeias de abastecimento, “em que os fornecedores têm dificuldade em apresentar valores”, sublinhou.

Mas, assegurou que, “nesta segunda fase, preço está de acordo com os valores previstos inicialmente”, vincando que “o valor da obra inicial foi feito num contexto completamente diferente do atual”, pelo que é “normal que aconteça um aumento do custo”.

Pedro Fino complementou que o Governo Regional está “a fazer tudo para contratar bem, com preços adequados e zelando pelo interesse público”.

O responsável indicou que “a esta segunda fase concorreram seis empresas”, cujas propostas estão em apreciação.

“E contamos adjudicar dentro de dois meses. Pensamos que estaremos em condições de adjudicar essa fase”, destacou.

Sobre o financiamento do Governo da República para a construção do novo hospital, recordou que o compromisso é a República suportar 50% do custo do projeto, sendo ainda necessário clarificar a resolução do Conselho de Ministros que determinou a dedução do valor patrimonial dos dois hospitais existentes na Madeira (Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiro, sendo este último imóvel propriedade da Santa Casa da Misericórdia).

Pedro Fino ainda falou do problema da falta de mão-de-obra no setor da construção civil, que prevê que seja ultrapassado com o reajustamento do mercados e a recuperação económica, embora admita a possibilidade de haver a importação de trabalhadores do exterior.

O projeto de construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira está orçado em 350 milhões de euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights