Angola sem casos de poliomielite e de cólera há dois anos

7 de Junho 2022

A ministra da Saúde angolana, Silvia Lutucuta, anunciou esta segunda-feira que Angola não regista casos de cólera nem poliomielite há dois anos, apontando a malária e o dengue como as doenças mais desafiantes.

Para o controlo destas doenças foi determinante o apoio dos departamentos ministeriais, governadores provinciais e administradores municipais, bem como o compromisso dos profissionais de saúde das equipas provinciais e municipais, disse a governante na abertura do 30.º Conselho Consultivo do setor da saúde, citada pelo Jornal de Angola.

“A malária e a dengue continuam a desafiar os esforços nacionais para o seu controlo. No entanto, conseguimos aumentar o acesso ao diagnóstico e tratamento dos casos, tendo-se diminuído a taxa de letalidade causada por estas doenças”, revelou Sílvia Lutucuta

Segundo a ministra da Saúde, a Covid-19 criou uma emergência sem precedentes a nível de saúde pública, colocando em risco de vida da população, reduzindo os meios de subsistência e afetando a prestação de serviços sociais, particularmente da saúde e da educação.

Ainda assim, acrescentou, a resposta do executivo angolano à pandemia “foi rápida, assertiva e coordenada”.

Silvia Lutucuta considerou igualmente que não se pode baixar a guarda, devendo manter-se a testagem de casos suspeitos e seus contactos, notificação diária dos casos positivos e a gestão correta dos casos, bem como a intensificação da vacinação contra a Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights