Macau reduz quarentenas para 10 dias a partir de quarta-feira

11 de Junho 2022

Macau vai reduzir a partir de quarta-feira o período de quarentena para quem chega ao território de 14 para 10 dias, anunciaram este sábado as autoridades de Saúde da região administrativa chinesa.

“Após análise da experiência recente no Interior da China e dados da Região Administrativa Especial de Macau, a partir das 00h00 do dia 15 de junho de 2022, as pessoas que entrem em Macau provenientes da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Região de Taiwan ou de países estrangeiros que atendam a determinadas condições, serão submetidas a medidas antiepidémicas de ’10+7’”, lê-se no comunicado.

Além dos 10 dias de observação médica num hotel designado pelas autoridades, continua a ser necessário cumprir mais sete dias de autogestão, explica a nota do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

A medida anunciada hoje aplica-se a quem tiver “concluído todos os procedimentos de vacinação contra o novo tipo de coronavírus” e apresentado resultados negativos nos testes durante o período de quarentena.

Já na fase de autogestão, indica o comunicado, o código de saúde terá a cor verde – significa que não há limitações nas deslocações dentro da cidade – embora devam ser “realizados testes de ácido nucleico nos 11.º, 12.º, 14.º, 16.º e 17.º dias após a entrada” no território.

“Se o teste não for realizado nas datas agendadas, o código de saúde será convertido na cor amarela. Se o teste não for realizado dentro das 24 horas após a data agendada, o código de saúde será convertido na cor vermelha”, alertam ainda as autoridades de Saúde.

Macau fechou as fronteiras a estrangeiros em março de 2020 e os residentes que chegam ao território – com exceção da China continental – são obrigados a cumprir, no mínimo, 14 dias de quarentena em hotéis designados pelas autoridades.

Um dos primeiros territórios a ser atingido pela pandemia, Macau registou até à data 83 casos de Covid-19 e 176 casos assintomáticos.

A Covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

INSA assume coordenação nacional da rede de vigilância a vetores

Portugal dispõe agora de uma estrutura formalizada para monitorizar e responder a ameaças de doenças transmitidas por mosquitos e carraças. No dia do seu 126.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge viu reforçadas as suas atribuições, passando a coordenar oficialmente a Revive. O presidente Fernando Almeida garante que o país está preparado para agir perante eventuais emergências, citando a experiência de outros países do sul da Europa onde já se registam casos autóctones

Europa une esforços para travar desigualdades no acesso a tratamentos oncológicos

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) apresentou esta sexta-feira, em Paris, um documento estratégico que apela a medidas urgentes para colmatar as disparidades no acesso a cuidados oncológicos entre os Estados-membros. O White Paper defende a consolidação da rede como infraestrutura permanente e alerta que, sem ação política, as desigualdades continuarão a crescer, comprometendo o combate à doença que mata 1,3 milhões de pessoas por ano na Europa

ULS Médio Tejo Investe em Mobilidade para Equipas Comunitárias

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo colocou na estrada uma nova viatura elétrica, num investimento de 30 mil euros, para apoiar o trabalho das suas Equipas Comunitárias de Saúde Mental. O veículo visa intensificar a presença regular das equipas nos concelhos da região, levando cuidados continuados a pessoas com doença mental grave. O objetivo é encurtar distâncias geográficas e humanas, garantindo uma intervenção mais próxima do contexto de vida dos utentes

PS propõe aumento permanente para pensões e condiciona subida do ISP

O PS propôs a conversão de um eventual bónus pontual nas pensões num aumento permanente, uma das cerca de cem alterações ao OE2026. Eurico Brilhante Dias garantiu que as medidas mantêm o excedente orçamental e condicionou uma eventual subida do ISP à aprovação parlamentar, destinando essa receita para baixar o IVA de alimentos.

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Bial integra Pedro Pereira Gonçalves no Conselho de Administração

A farmacêutica Bial anunciou hoje a cooptação de Pedro Pereira Gonçalves para o seu Conselho de Administração, na qualidade de membro não executivo. O executivo, com um percurso cimentado entre a alta finança e as políticas públicas, traz para a empresa de Porto uma visão estratégica que pretende alavancar a ambição de expansão internacional e o reforço das parcerias globais do grupo.

Proteção Social na UE Consome Quase um Terço do PIB em 2024

O peso das prestações de proteção social na economia da União Europeia acentuou-se no ano de 2024, representando 27,3% do Produto Interno Bruto do bloco. Segundo dados do Eurostat, a despesa total ascendeu a 4,9 mil milhões de euros, um aumento homólogo de 6,9%. Finlândia, França e Áustria lideram no esforço relativo, enquanto a Irlanda regista a percentagem mais baixa. Em Portugal, a fatia do PIB afeta a estas rubricas também cresceu.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights