PSD lança abaixo-assinado pelo direito à saúde no Cadaval

25 de Junho 2022

O PSD do Cadaval lançou esta sexta-feira um abaixo-assinado pelo direito à saúde neste concelho do distrito de Lisboa, exigindo soluções para a falta de médicos de família e respostas atempadas aos pedidos de marcação de consultas.

O abaixo-assinado, a ser entregue ao Ministério da Saúde, “exige resposta ao pedido de consulta em tempo razoável e resolução para o problema dos médicos de família”, leu o deputado do PSD Vítor Dinis, na sessão de ontem da Assembleia Municipal do Cadaval.

No documento, alerta-se que o Centro de Saúde do Cadaval “não tem capacidade de resposta à marcação de consultas, obrigando os utentes a longas esperas de madrugada para conseguir consultas no próprio dia”.

Já para as consultas programadas, “os utentes esperam meses entre a data da marcação e a sua efetiva realização”.

Segundo dados oficiais do portal do Bilhete de Identidade dos Cuidados Primários de Saúde, o concelho possui 12.479 utentes, dos quais 8.398 têm médico de família e 4.076 não têm.

Dos sete médicos necessários para todos os utentes, dois estão em falta e estão colocados cinco.

Contudo, alertou o presidente da câmara (PSD), o rácio não é real, uma vez que, dos cinco médicos, só dois estão no ativo e os restantes três estão de baixa.

Em abril, a Assembleia Municipal do Cadaval aprovou por unanimidade uma moção, apresentada pelo PS e enviada ao Ministério da Saúde, alertando que “é urgente respostas imediatas”.

Na moção, é demonstrada “preocupação com o estado de saúde devido à falta de médicos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights