Cirurgia pode melhorar qualidade de vida de doentes com enxaqueca

28 de Junho 2022

O tratamento cirúrgico da enxaqueca é um procedimento “seguro e eficaz” e pode representar melhorias “significativas” na qualidade de vida dos doentes, refere um estudo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

De acordo com dados enviados à agência Lusa pela FMUP, “uma em cada três pessoas com enxaquecas não melhora com fármacos”.

“A cirurgia pode ser uma alternativa para travar este distúrbio que afeta a qualidade de vida das pessoas”, afirma o professor da FMUP, António Costa Ferreira.

O também cirurgião plástico, e um dos autores do estudo hoje divulgado, explica que, embora a maioria dos doentes responda positivamente aos tratamentos, “até um terço dos casos desenvolve resistência à medicação, não tolera os efeitos secundários ou tem contraindicações para a sua utilização”.

António Costa Ferreira lamenta que o procedimento continue a encontrar resistência no seio da comunidade médica e que os profissionais médicos, bem como próprios doentes, “ainda não estejam totalmente conscientes da existência desta possibilidade”.

Por esta razão, o médico publicou, em colaboração com as investigadoras Sara Henriques, Alexandre Almeida e Helena Peres, um estudo na revista Annals of Plastic Surgery, uma publicação médica dedicada à cirurgia plástica e reconstrutiva.

Dos resultados da investigação, destaca-se a convicção de que o tratamento cirúrgico da enxaqueca é um procedimento “seguro e eficaz” e pode representar melhorias “significativas” na qualidade de vida dos doentes.

A investigação consistiu numa revisão sistemática de estudos e artigos científicos publicados internacionalmente entre 1996 e 2020, sendo que “os resultados demonstram a existência de provas científicas, publicadas em revistas de grande impacto, a favor da segurança e eficácia do tratamento cirúrgico da enxaqueca”, descreve a FMUP.

Nos mais de 50 trabalhos de investigação analisados, os autores relatam uma melhoria significativa entre 58,3% a 100% dos casos e a eliminação completa do distúrbio em 8,3% a 86,8% dos doentes.

Dados sobre a satisfação dos pacientes e o impacto na qualidade de vida foram analisados em nove estudos.

“Ficou demonstrado, de forma consistente, os benefícios da cirurgia”, é sublinhado.

Os investigadores destacaram, igualmente, a diminuição dos custos a longo prazo, comparativamente ao tratamento farmacológico, e o facto de que apenas foram relatadas pequenas e ocasionais complicações no pós-operatório, na sua maioria temporárias, como alguns casos de dormência, hematoma, alopecia, entre outros.

A enxaqueca (dor de cabeça intensa) é um distúrbio neurovascular generalizado que afeta, aproximadamente, 19% das mulheres e 10% dos homens.

Uma combinação de fármacos e evitar fatores que possam desencadear uma crise constituem o tratamento padrão para combater as enxaquecas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Amadora-Sintra descrevem colapso nas urgências

Trinta médicos do serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra enviaram uma carta ao bastonário da Ordem a relatar uma situação que classificam de insustentável. Denunciam o incumprimento crónico dos rácios de segurança nas escalas, com equipas reduzidas e pouco diferenciadas, um cenário que resulta em tempos de espera superiores a 24 horas e que compromete a dignidade da prática clínica e a segurança dos utentes

Encerramentos em série nas urgências de ginecologia e obstetrícia preocupam utentes

Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um pediátrico estarão encerrados no sábado. No domingo, a situação agrava-se com o fechamento de quatro urgências obstétricas. As escalas do Portal do SNS, consultadas pela Lusa, confirmam os constrangimentos, atribuídos à falta de profissionais, e indicam que outras unidades funcionarão com condicionamentos.

Especialistas nacionais e internacionais reúnem-se em Coimbra para conferência sobre estimulação cerebral

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra acolhe a 2ª Conferência Portuguesa sobre Estimulação Cerebral em Psiquiatria e Saúde Mental a 18 de dezembro de 2025. O evento, que sucede a uma primeira edição na Fundação Champalimaud, junta especialistas nacionais e internacionais para consolidar uma plataforma de diálogo entre a investigação e a prática clínica, com organização a cargo do CIBIT e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, contando ainda com apoio institucional da ULS Coimbra

INSA assume coordenação nacional da rede de vigilância a vetores

Portugal dispõe agora de uma estrutura formalizada para monitorizar e responder a ameaças de doenças transmitidas por mosquitos e carraças. No dia do seu 126.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge viu reforçadas as suas atribuições, passando a coordenar oficialmente a Revive. O presidente Fernando Almeida garante que o país está preparado para agir perante eventuais emergências, citando a experiência de outros países do sul da Europa onde já se registam casos autóctones

Europa une esforços para travar desigualdades no acesso a tratamentos oncológicos

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) apresentou esta sexta-feira, em Paris, um documento estratégico que apela a medidas urgentes para colmatar as disparidades no acesso a cuidados oncológicos entre os Estados-membros. O White Paper defende a consolidação da rede como infraestrutura permanente e alerta que, sem ação política, as desigualdades continuarão a crescer, comprometendo o combate à doença que mata 1,3 milhões de pessoas por ano na Europa

ULS Médio Tejo Investe em Mobilidade para Equipas Comunitárias

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo colocou na estrada uma nova viatura elétrica, num investimento de 30 mil euros, para apoiar o trabalho das suas Equipas Comunitárias de Saúde Mental. O veículo visa intensificar a presença regular das equipas nos concelhos da região, levando cuidados continuados a pessoas com doença mental grave. O objetivo é encurtar distâncias geográficas e humanas, garantindo uma intervenção mais próxima do contexto de vida dos utentes

PS propõe aumento permanente para pensões e condiciona subida do ISP

O PS propôs a conversão de um eventual bónus pontual nas pensões num aumento permanente, uma das cerca de cem alterações ao OE2026. Eurico Brilhante Dias garantiu que as medidas mantêm o excedente orçamental e condicionou uma eventual subida do ISP à aprovação parlamentar, destinando essa receita para baixar o IVA de alimentos.

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Bial integra Pedro Pereira Gonçalves no Conselho de Administração

A farmacêutica Bial anunciou hoje a cooptação de Pedro Pereira Gonçalves para o seu Conselho de Administração, na qualidade de membro não executivo. O executivo, com um percurso cimentado entre a alta finança e as políticas públicas, traz para a empresa de Porto uma visão estratégica que pretende alavancar a ambição de expansão internacional e o reforço das parcerias globais do grupo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights